Varizes


Dr. CARLOS EDUARDO PIRES DE CAMPOS*

As Varizes são dilatações permanentes que podem afetar as veias de superfície ou veias mais profundas. O nome varizes aplica-se genericamente as dilatações de veias das extremidades inferiores, mas podem apresentar-se em diferentes regiões do corpo.

Sua incidência e maior no sexo feminino do que no sexo masculino, numa proporção de três para um, acredita-se que seu aparecimento se dá numa combinação de fatores hormonais.

As mulheres estão mais propensas em ter varizes em determinadas fases da vida, durante a puberdade, inicio da adolescência e principalmente pela gravidez, motivada por um desequilíbrio hormonal atrelado ao sobre peso, já no sexo masculino elas surgem ao longo da vida.

As veias atacadas aparecem dilatadas e alargadas, os tornozelos incham e tem-se a sensação de peso nas pernas, de cansaço seguido de ardor quando se permanece de pé por muito tempo, no inicio da doença esses sintomas são mais brandos mas ao decorrer do tempo eles se intensificam.

Cada caso deve ser avalizado pelo médico, ungüentos caseiros não são eficazes, pois não melhoram a circulação sangüínea, em geral o médico aconselha o uso de meias elásticas para compressão nas regiões afetadas pelas varizes, em casos mais extremos a medida e extirpar total ou parcialmente a veia com varizes através de intervenção cirúrgica ou outra medida considerada mais conveniente. Podem surgir algumas complicações devido às varizes, como a trombo flebite (inchaço crônico) que pode levar a uma elefantíase.

Comerciantes, Barbeiros, Cozinheiros, Laboratoristas são algumas atividades que exigem que o profissional fique de pé por muito tempo seguido, recomenda-se que esses profissionais pratiquem exercícios físicos que facilitem a circulação venosa dos membros inferiores, como por exemplo, andar de bicicleta ou a pratica da natação, aconselha-se também que após uma jornada de trabalho fique alguns minutos por dia deitadas com as pernas levantadas numa altura maior que a cabeça.

Aparecendo os sintomas das varizes, procure as orientações de um médico vascular e Cuide-se Bem!!!

(*) Dr. Carlos Eduardo Pires de Campos
Biomédico – Patologista Clínico
Especialista e Pós Graduado em Análises Clínicas
Diretor do Laboratório Instituto de Biomedicina do ABC
Diretor do Laboratório de Análises Clínicas Cellula Mater
Delegado Regional do Conselho de Biomedicina / Baixada Santista
Professor Técnico e Universitário

 

Deixe um comentário