Hidroginástica para gestantes é ótima opção de exercício na gravidez

 

A hidroginástica para gestantes é uma atividade cada vez mais indicada às mulheres grávidas. Por ser um exercício com intensidade moderada, a sua prática alivia o peso extra da gestação e diminui o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo.

O benefício dessa atividade para mulheres grávidas é que ela trabalha o fortalecimento do abdômen e do músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto. Outra vantagem é que ahidroginástica para gestantes funciona como uma sessão de drenagem linfática.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp), o exercício pode também contribuir para amenizar dores. Desse modo, a prática faz com que seja diminuída a necessidades de anestesias na hora do parto.hidroginastica-para-gestantes

Precauções na hidroginástica para gestantes

Alguns cuidados devem ser tomados na hidroginástica para gestantes. Como qualquer esporte, omédico precisa liberar a paciente para praticar e não devem acontecer exageros. Cuidado com a temperatura da água, e atenção para que os movimentos não provoquem dores nas costas ou outras lesões mais graves.

Durante as aulas, a frequência cardíaca deve ser monitorada. Uma dica importante é que a mulher cuide da sua respiração enquanto pratica os exercícios. Se notar que está ficando muito ofegante, isso significa que você está exagerando na intensidade. É importante que você ouça o seu corpo para não prejudicar o bebê.

Outra coisa importante antes de praticar a hidroginástica para gestantes é que você deve comer bem. Nunca vá para a aula em jejum. Tome um bom café da manhã ou lanche cerca de uma hora antes dos exercícios. Ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade também é essencial para evitar a desidratação.

 

VENHA REALIZAR UM CHECK UP COMPLETO NA CELLULA MATER,CONFIRA OS EXAMES.

 

Hidroginástica para gestantes combinada com médico

Caso você sinta algum sintoma diferente durante a aula de hidroginástica para gestantes, procure o seu médico. Esses sintomas podem envolver sangramento vaginal, náusea, tontura, visão embaçada, sensação de desmaio, palpitações, falta de ar, aumento do inchaço nas mãos, pés e tornozelos, forte dor no abdome ou no peito e mal estar.

Os exercícios da hidroginástica envolvem alongamento, aeróbica, trabalham os músculos do corpo e dão maior condicionamento físico para as gestantes. Um ponto bastante trabalhado é o equilíbrio da mulher grávida, já que o peso está em demasia na parte frontal.

A hidroginástica também trabalha o emocional da gestante. Os exercícios respiratórios buscam deixar a mulher menos ansiosa, mais relaxada, com maior auto-estima e autocontrole.

A água possui princípios relaxantes e estimulantes. A mulher que faz esses exercícios fica mais calma e tem noites melhores de sono. Dessa forma, o bebê apresenta um desenvolvimento mais sadio dentro do útero materno.

Normalmente o médico libera as gestantes para praticar hidroginástica a partir do terceiro mês da gestação. Mas atenção, só comece essa atividade com a autorização do obstetra. A gravidez é um período delicado, que necessita de cuidados especiais. A grávida pode praticar a hidroginástica até o fim da gestação, exceto se a gravidez for de risco.

Anúncios