MANTENHA O EQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

Flora-intestinal-destruida-sintomas

Você sabe o que é flora intestinal e porque é importante que ela esteja em equilíbrio? Termos como flora normal ou microbiota são os micro-organismos que habitam órgãos do nosso corpo ou partes dele. O conceito de microbioma humano está relacionado a toda população de micro-organismos que habitam o nosso organismo.

“A flora normal encontra ambiente favorável, estável para proteção, transporte e absorção de nutrientes em seu hospedeiro, que obtém benefícios nutricionais, digestivos e estímulos para o desenvolvimento do sistema imunológico”, explica Dr. José Gabel, vice-presidente do departamento de Cuidados Domiciliares da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

FAÇA EXAMES DE SANGUE, URINA E FEZES REGULARMENTE. CONSULTE SEU MÉDICO

Como é que começa tudo isso no nosso organismo?

Logo após a passagem pelo canal do parto no nascimento, começa o processo de colonização pela flora normal do bebê. Em 48 horas, a pele, a cavidade oral e o trato intestinal são colonizados pela microbiota em uma união estável e permanente.

“A flora intestinal se forma no primeiro ano de vida e sofre influência de fatores como a idade gestacional, o tipo de parto e a dieta de leite materno ou fórmulas. Ela é constituída por mais de 200 espécies de bactérias, dependendo de fatores como idade, nutrição e dieta, sexo, genética, estresse, desmame e erupção dental”, comenta.

Universo-Jatoba-flora-intestinal2

Como manter o equilíbrio da flora? 

Podemos aumentar o número de micro-organismos benéficos à saúde com a adição de probióticos na alimentação. Diversas bactérias são utilizadas com esse fim, entre elas as ácido-lácticas, não lácticas e leveduras. De acordo ele, as mais utilizadas nos alimentos fermentados ou iogurtes são as bifidobactérias e lactobacilos. “Eles são agentes terapêuticos que se incorporam à microflora intestinal e abrandam a resposta imunológica, atenuando a resposta inflamatória intestinal. Esta inflamação, se excessiva, pode causar danos à saúde, como alergias e doenças autoimunes”, alerta.

NÃO TEM PLANO DE SAÚDE. GARANTA 50% DE DESCONTO NA HORA DE FAZER EXAMES LABORATORIAIS. SAIBA MAIS AQUI

Alternativas eficazes

Parto normal, dietas ricas em fibras, aleitamento materno, consumo de probióticos como os do gênero Lactobacillus (compatível ao intestino delgado) e as Bifidobacterium (melhor resultado no intestino grosso) são consideradas opções eficientes para a manutenção ou recuperação da flora intestinal nos primeiros anos de vida.

“Alimentos como leite fermentados e aromatizados, assim como iogurtes, são fontes de probióticos. Ricos em lactobacilos de várias linhagens como L. casei, acidus, lactis, acidofilus, regulam a microbiota em função do benefício do hospedeiro. Acreditamos que a manipulação da dieta seja uma estratégia natural, tornando-se uma alternativa bastante promissora no combate de diversas doenças”, completa.

FONTE: www.universojatoba.com.b

Anúncios