Dia Mundial do Enfermeiro faz homenagem ao profissional

Você sabia que o 12 de maio é considerado o Dia Mundial do Enfermeiro? A data serve para homenagear todos que optam por uma carreira de cuidados com as pessoas. E não se pode negar que o profissional de enfermagem é um trabalhador essencial nos cuidados emergenciais e de prevenção da nossa saúde.

Importância do Dia Mundial do Enfermeiro

A data que celebra o Dia Mundial do Enfermeiro remete ao nascimento de Florence Nightingale, britânica pioneira da enfermagem moderna que ficou famosa pelo tratamento de feridos na Guerra da Crimeia.

dia mundial do enfermeiro

Nightingale criou, em 1860, a escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo.

O Juramento Nightingale, que é feito pelos novos enfermeiros quando obtêm o diploma, leva seu nome em homenagem a todo o trabalho realizado na área para o desenvolvimento da profissão.

Dia Mundial do Enfermeiro: quais as atribuições?

Enfermeiros são os profissionais com diploma de bacharel em enfermagem. No entanto, a profissão ainda envolve as carreiras de auxiliar e técnico de enfermagem, que auxiliam médicos e enfermeiros em suas tarefas diárias. Todos podem ser homenageados e celebrados no Dia Mundial do Enfermeiro.

Segundo Dóris Humerez, conselheira do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), ao enfermeiro, cabem todos os cuidados que envolvem maior complexidade técnica nas instituições de saúde. Também é função desse profissional a direção do serviço de enfermagem.

Dóriz também diz que existem outras tarefas que fazem parte da função de um enfermeiro.“Gestão e planejamento da assistência de enfermagem, consultoria, auditoria, prescrição da assistência de enfermagem, cuidados diretos a pacientes com risco de morte e prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde e em rotina”, ressalta.

Papel do enfermeiro

Ao ser questionada sobre o papel dos homenageados no Dia Mundial do Enfermeiro em emergências, a conselheira Dóris Humenez lista as principais atribuições. O profissional de enfermagem é responsável por algumas funções importantes. Confira:

1. Atenção em emergências

Elabora, implementa e supervisiona, em conjunto com a equipe média e multidisciplinar, o Protocolo de Atenção em Emergências.

2. Cuidados

Presta cuidados ao paciente, junto com o médico.

3. Medicamentos

Prepara e administra medicamentos.

4. Instrumentação

Prepara instrumentos para sondas, traqueotomia, punção venosa, entubação, aspiração,monitoramento cardíaco e desfibrilação, auxiliando a equipe média na execução de procedimentos diversos.

5. Cuidado

Controla os sinais vitais do paciente.

Dóris indica que os enfermeiros ainda têm atividades administrativas, mesmo em setores de emergência. Além disso, há a incumbência de atividades de ensino aos profissionais das instituições onde trabalham.

“No Hospital, existe um setor específico para o desenvolvimento de programas de educação continuada, no qual atua um enfermeiro responsável em implementar programas, cujos propósitos consistem em sanar dificuldades na prática da enfermagem e promover o aprendizado de novos conhecimentos”, salienta a conselheira do COFEN.

Se você conhece algum profissional da área, celebre o Dia Mundial do Enfermeiro. As atividades exercidas por quem opta por essa carreira são essenciais ao cuidado de enfermos e na prevenção de problemas de saúde diversos. Valorize quem cuida de você.

Anúncios