Café pode ajudar na prevenção do câncer de pele

Tomar uma única xícara de café por dia pode ajudar a prevenir o câncer de pele. Quem afirma são os cientistas do departamento de pesquisa de saúde do governo dos Estados Unidos.

Para o estudo, os cientistas rastrearam por uma década cerca de 450 mil homens e mulheres com uma média de 60 anos de idade que nunca tiveram câncer.

Pixabay

Depois de dez anos, quase 3 mil dos voluntários haviam sido diagnosticados com o câncer de pele. Aqueles que bebiam café, 90% do grupo, eram menos propensos a ter a doença. O estudo foi publicado no periódico Journal of the National Cancer Institute.

A pesquisa levou em conta outros fatores que poderiam afetar o resultado, incluindo o tabagismo e o consumo de álcool. Apesar dos benefícios da bebida, os cientistas alertam que beber mais de quatro xícaras de café por dia pode aumentar a pressão arterial.

Sarah Williams, do instituto de pesquisa Cancer Research UK, ajuda a lembrar, porém, que beber café não é uma forma comprovada de reduzir o risco de desenvolver câncer de pele. Há muitas desvantagens nessa pesquisa, como não perguntar às pessoas sobre a frequência que elas saem sob sol forte e se elas se protegem com protetor solar.

Anúncios