Alimentos que ajudam a manter a saúde e o peso equilibrados no inverno

No inverno comemos mais. Isso é um fato! Nosso organismo está acelerado e, para tentar manter a temperatura corporal estável, existe um gasto maior de energia.  Gastando energia mais rápido, temos a necessidade de as repor com mais frequência. A sensação de fome chega mais cedo, às vezes nem dando o espaço normal de tempo de nos alimentarmos, que é de 3 em 3 horas. Mulher cozinhando

O corpo gasta em média 10% a mais de energia para produzir calor e manter a temperatura equilibrada. E, para manter a saúde em dia, é necessário consumir alimentos que ajudem na absorção dos nutrientes e vitaminas regularmente.

Durante o inverno, é comum perdemos vitamina D e cálcio. A primeira, por não termos exposição ao sol, dificultando sua absorção. E o cálcio, pois a vitamina D é responsável pela sua assimilação. Também está em jogo a vitamina C, que precisa ser reforçada durante esta época do ano.

– Coma muitas frutas cítricas como laranja, limão, acerola;

– Vegetais verde escuros como brócolis, couve, agrião, espinafre;

– Alimentos ricos em zinco (cereais integrais, castanhas, leguminosas);

– Alimentos fonte de ômega 3 (azeites e salmão).

Todos esses alimentos irão formar uma ‘armadura’ no seu organismo contra gripes, resfriados e doenças oportunistas do inverno.

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Agora que você já sabe o que não pode faltar na sua mesa, confira abaixo 5 receitas perfeitas para o inverno.

Café da manhã

Suco de tangeria e gengibre

– Alta fonte de vitamina C –

172 calorias por copo

Almoço

Risoto de abobrinha

– A leguminosa é fonte de vitamina C e A, além de ser ótima para baixar a pressão arterial –

376 calorias por porção

Jantar

Sopa de fubá com couve

– A folha tem vitamina A, C e K – ótima para os ossos –

381 calorias por porção

Sobremesa

Pera assada com mel e vinho

– Fruta rica em vitamina C e A e o mel um ótimo agente expectorante –

373 calorias por porção

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