Gostosos e saudáveis: o consumo frequente ajuda a combater problemas no coração

Os queijos, que sempre estiveram no banco dos réus por causa de seus altos níveis de gordura saturada, foram finalmente absolvidos. Uma das provas a favor destes laticínios foi apresentada. No último congresso da Sociedade Americana para Nutrição, que SAÚDE acompanhou em San Diego, a especialista mostrou um estudo que compara o impacto de diversas fontes de gordura ruim sobre o risco cardíaco de 5.209 adultos.

Para a pesquisa, os voluntários foram divididos em dois grupos que consumiam a mesma quantidade de gordura saturada: 2% do total de calorias ingeridas no dia. Um, porém, obtinha o nutriente por meio de carnes. O outro, pelo consumo de lácteos. O resultado surpreendente mostrou que a probabilidade deste último sofrer infarto ou derrame era 25% menor. Se a gordura saturada fosse essa grande vilã, o risco cardíaco seria o mesmo, independentemente da fonte alimentara.

Ela não foi a única a encontrar argumentos a favor dos queijos. Depois de avaliar nada menos do que 33 mil mulheres durante longos 12 anos – período no qual ocorreram 1.392 ataques cardíacos -, pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, concluíram que apostar nos lácteos dia após dia afastava panes no peito. E mais: os fãs de queijos se mostraram 24% menos propensos a ver o coração pifar.

Combo de nutrientes

O alimento está longe de ser mixaria: tem cálcio, proteínas, potássio, vitamina D…O benefício provavelmente tem a ver com a soma ou o efeito sinérgico dos nutrientes encontrados nos lácteos.

Outros estudos apontam que o efeito cardioprotetor tem a ver com as gorduras encontradas nos queijos, como o ácido linoleico conjugado (popularmente conhecido como CLA), o ácido vacênico e o oleico. Elas limitariam a formação de colesterol e triglicérides no fígado, entre outras ações.

Mas é a concentração elevada de cálcio que puxa a fila dos benefícios. Primeiro porque ajusta a pressão. Ele impede a reabsorção do sódio pelos rins, favorecendo a eliminação dessa substância pela urina. O mineral também entra na briga contra a obesidade, ajudando na diminuição dos hormônios paratormônio e calcitriol no organismo.

Como se não bastasse, a ação de enzimas que regulam a temperatura corporal é controlada pelo cálcio. Por isso, ele contribui para aumentar o gasto de energia. Resumindo: colocar fontes desse nutriente à mesa, como os queijos, dá um gás na queima calórica.

O ranking dos queijos

Agora que você descobriu os benefícios, o melhor mesmo é tirar a tábua do armário e separar espaço para vários tipos de queijos. O aconselhado é comer três porções de produtos lácteos diariamente. Mas antes de escolher seus favoritos, lembre-se que o balanço entre as quantidades de gordura, cálcio e sódio é crucial na hora de diferenciar os melhores para a saúde daqueles que devem ser ingeridos só de vez em quanto.

Abaixo você descobre os tipos mais indicados e a frequência de consumo: 

PARA O DIA A DIA

Cottage
Energia: 72,4 kcal
Gorduras: 1 g
Cálcio: 60,9 mg
Sódio: 406 mg

PARA O DIA A DIA

Muçarela
Energia: 281 kcal
Gorduras: 21,6 g
Cálcio: 517 mg
Sódio: 373 mg

PARA O DIA A DIA

Minas frescal
Energia: 264 kcal
Gorduras: 20,2 g
Cálcio: 579 mg
Sódio: 31 mg

ATÉ 2 VEZES POR SEMANA

Camembert
Energia: 300 kcal
Gorduras: 24,3 g
Cálcio: 388 mg
Sódio: 842 mg

Brie
Energia: 334 kcal Gorduras: 27,7 g
Cálcio: 184 mg
Sódio: 629 mg

ATÉ 2 VEZES POR SEMANA

Gouda
Energia: 356 kcal
Gorduras: 27,4 g
Cálcio: 700 mg
Sódio: 819 mg

Prato
Energia: 357 kcal
Gorduras: 27,8 g
Cálcio: 731 mg
Sódio: 965 mg

ATÉ 2 VEZES POR SEMANA

Suíço
Energia: 376 kcal
Gorduras: 27,5 g
Cálcio: 961 mg
Sódio: 260 mg

Provolone
Energia: 351 kcal
Gorduras: 26,6 g
Cálcio: 756 mg
Sódio: 876 mg

CONSUMO EVENTUAL

Parmesão
Energia: 392 kcal
Gorduras: 25,8 g
Cálcio: 1 183 mg
Sódio: 1 601 mg

CONSUMO EVENTUAL

Roquefort
Energia: 369 kcal
Gorduras: 30,6 g
Cálcio: 662 mg
Sódio: 1 809 mg

CONSUMO EVENTUAL

Cheddar
Energia: 403 kcal
Gorduras: 33,1 g
Cálcio: 721 mg
Sódio: 621 mg

CONSUMO EVENTUAL

Gruyère
Energia: 413 kcal
Gorduras: 32,3 g
Cálcio: 1 011 mg
Sódio: 336 mg

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