Debora Secco diz que engravidou mesmo tomando anticoncepcional;

De cada cem mulheres que tomam a pílula em um ano, três engravidam

Hoje vamos tirar dúvidas sobre pílula anticoncepcional e como prevenir a gravidez e usar corretamente esse método contraceptivo.

O remédio em si não engorda, mas os produtos que contêm mais hormônios podem causar retenção de líquido e inchaço.

A recomendação para quem quer começar a tomar a pílula é esperar pelo menos um ano após a primeira menstruação (menarca). O uso de adesivos como anticoncepcional, que podem ser aplicados sobre qualquer lugar do corpo e substituídos a cada semana. São três semanas de uso e uma de interrupção, quando a menstruação desce. E essa técnica costuma causar menos efeitos colaterais, por causa da baixa dosagem hormonal.

Depois de três ou quatro meses de uso da pílula, é indicado ir ao médico para ver se está tudo bem com o colo do útero e a pressão arterial, e se há varizes ou outros efeitos colaterais.

TESTE DE PATERNIDADE EM ATÉ 3X NO CARTÃO;

A baixa dosagem hormonal dos anticoncepcionais mais modernos não influencia na eficácia deles. Em geral, de cada cem mulheres que tomam a pílula corretamente durante um ano, três engravidam. Isso ocorre porque nenhum método garante 100% de proteção, nem a laqueadura.

Além de ser um contraceptivo, a pílula protege as mulheres contra a endometriose. Tomar anticoncepcional com leite, suco ou álcool não corta o efeito dele. Mas é bom evitar o excesso de bebidas alcoólicas, porque tanto elas quanto a pílula são metabolizados no fígado, o que pode sobrecarregá-lo.

Já antibióticos, anticonvulsivantes e antidepressivos podem cortar o efeito do comprimido. E o contrário também pode acontecer: o contraceptivo cortar o efeito de um anticoagulante, por exemplo. Corticoides também podem ser alterados se o uso for simultâneo.

Quanto mais tempo uma paciente toma a pílula, mais eficaz esta se torna. E fazer uso desse método por um longo período não acaba com a menstruação nem diminui a fertilidade.

Por fim, a pílula pode interferir na diabetes de mulheres com essa doença, e o melhor nesse caso é buscar outro tipo de prevenção sexual.

 

Anúncios