Você sabe por quê é importante realizar exames de rotina?

Manter a saúde em dia é indispensável, e assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames de rotina também é de extrema importância. Homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, devem fazer, anualmente, um check up, que nada mais é do que uma bateria de exames solicitada por médicos especializados, que dá um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do organismo.

O aconselhável é manter uma periodicidade anual, porém, em alguns casos, este tempo pode e deve ser menor, como, por exemplo, em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado e diabetes, evitando que essas patologias se agravem. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva, que corresponde à união de dados da história clínica e exames, vinculados a uma análise do histórico pessoal do paciente, com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial.

Entre os exames requisitados pelos médicos em um check up está o ecocardiograma, uma ultrassonografia do coração, que tem como objetivo detectar/diagnosticar problemas no órgão, a exemplo de miocardiopatias, valvulopatias, enfartes, endocardite, cardiopatia hipertensiva e dissecção da aorta. É um exame muito importante, um estudo anatômico do coração e das grandes artérias do coração, músculo e válvula. É um método de imagem cardiovascular, não-invasivo. Através dele, se consegue visualizar toda a estrutura interna do órgão, com exceção das coronárias, além de avaliar tanto a força de contração quanto de relaxamento do coração. Além de ser um exame de rotina, o ecocardiograma é muito solicitado pelos médicos antes de cirurgias.

Não realizar os exames não significa não ter a doença e sim deixar de detectá-la num estágio no qual seja possível curá-la. No lugar de ir ao médico apenas quando já há algo ocorrendo, é importante fazer exames periódicos de prevenção. As mulheres costumam realizar os exames de verificação com mais frequência do que os homens. Essa realidade deve ser mudada. Tanto homens quanto mulheres precisam se manter atentos aos problemas de saúde, sendo a prevenção a melhor forma de evitá-los.

VANTAGENS DO CHECKUP

1. Descobrir doenças cedo e poder tratar, não deixando chegar em um estágio avançado;

2. Descobrir problemas de saúde como hipertensão e conseguir tratá-la antes que doenças secundárias a essas apareçam;

3. Saber que está tudo certo com o seu organismo;

4. Evitar surpresas em relação a saúde;

5. Prevenir outros problemas de saúde;

6. Tirar possíveis dúvidas com o médico.

QUAIS EXAMES SÃO FEITOS NO CHECKUP? 

O clínico geral orienta a realização de vários exames como:

1. Hemograma – para ver se há infecções; anemia; diminuição de plaquetas; aumento de eosinófilos que demonstrem verminose ou alergias; além de outros problemas relacionados ao sangue como e leucemias.

2. Glicemia de jejum – para ver se há alteração na absorção de glicose ou liberação de insulina. Há como perceber a pré-diabetes e tratá-la para que não se torne o diabetes propriamente dito, diminuindo os danos que esta doença pode causar a saúde.

3. Colesterol total e outros lipídios – para ver se é necessária a diminuição dessas gorduras sanguíneas, diminuindo a chance de infarto ou acidente vascular encefálico (AVC).

4. Ácido úrico – verificar se há aumento deste, necessitando diminuir, através da alimentação, para não gerar doenças como a “gota”.

5. Urina I – que verifica a presença de infecção do trato urinário; presença de sais que indiquem provável urolitíase (pedra no trato urinário); verificar presença de proteinúria, liberação de proteína na urina (que pode levar a inchaço de vários membros do corpo); liberação de glicose representando possível diabetes.

6. Creatinina – para ver como estão funcionando os rins; se há perda de néfrons (unidades filtradoras do sangue).

7. Exames de fezes – chamado coproparasitológico de fezes, verificando a presença ou não de verminoses ou outro microrganismos, podendo entrar com remédios direcionados contra eles.

8. Eletrocardiograma – procurando identificar o início de alguma patologia que possa levar a problemas cardíacos futuros.

9 – Radiografia de tórax – para ver como estão os pulmões, se há massas, tumores, cavitações que indiquem doença.

Após o resultado dos exames o médico tomará as devidas condutas. Pode aconselhar a mudança de estilo de vida, melhorando a qualidade e tempo desta. Pode, também, tirar dúvidas do paciente ajudando em diversas áreas, inclusive a parte social do indivíduo.

O check-up é uma importante forma de prevenção. Ele é a união de vários fatores como história clínica, exames laboratoriais e ergométricos, levando a descoberta de doenças iniciais e a prevenção de outras.

Anúncios