CA-125: exame avalia risco para câncer de ovário

O exame de CA-125 avalia a quantidade deste marcador tumoral no sangue. O antígeno CA-125 é uma proteína presente na maioria das células do câncer de ovário, e por isso é comumente usado durante e após o tratamento.

Em alguns casos, o CA-125 pode ser usado para avaliar sinais de precoces de câncer de ovário ou pacientes com alto risco para esse tipo de tumor.

O corpo produz naturalmente pequenas quantidades de CA-125, e isso não indica qualquer doença. Algumas situações podem elevar moderadamente os níveis deste marcador, tais como menstruação, gravidez ou inflamação pélvica.

Níveis significativamente elevados de CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário ou, em alguns casos, outros tipos de tumor, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

O LABORATÓRIO CELLULA MATER REALIZA MAIS DE 500 EXAMES LABORATORIAIS;

Indicações

O exame de CA-125 é utilizado principalmente para monitorar o tratamento do câncer de ovário. Também pode ser usado para detectar se o câncer voltou após o tratamento estar completo.

O teste por vezes é utilizado para testar e monitorar as mulheres com alto risco de câncer de ovário, mas que ainda não têm a doença. Entretanto, o exame não é utilizado para rastreamento do câncer de ovário – como é a mamografia para o câncer de mama ? uma vez que nem todas as mulheres com altos níveis de CA-125 apresentarão câncer e vice-versa.

Às vezes, o teste de CA-125 pode ser encomendado junto com uma ultrassonografia transvaginal para ajudar a detectar o câncer de ovário precocemente em mulheres com alto risco de desenvolver a doença. Pode também, por vezes, ser encomendado para ajudar a investigar outros tumores, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

Contraindicações

Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para o CA-125. No entanto, o médico ou médica irá dizer se você pode ou não fazer o exame.

Grávida pode fazer?

Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicações. No entanto, a gestação pode elevar os níveis de CA-125 sem que isso signifique qualquer doença ou condição grave.

Preparo para o exame

Não é necessário qualquer preparo especial para o exame de CA-125. Mas é importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você toma regularmente, incluindo suplementos alimentares. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.

Como é feito

Em um hospital ou laboratório, o exame de CA-125 é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

  • Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
  • O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
  • A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
  • O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
  • O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
  • Uma bandagem é colocada no local.
Anúncios