Gordura saturada pode viciar, diz estudo

A gordura saturada pode ser tão viciante quanto drogas como heroína, cocaína e ecstasy. É o que descobriu um estudo realizado em ratos pela Universidade de Montreal, no Canadá.

A equipe dividiu as cobaias em três grupos. O primeiro recebeu uma dieta com baixa quantidade de gorduras e quantidade igual de gorduras monoinsaturadas e saturadas. O segundo recebeu grandes quantidades de gorduras monoinsaturadas. Já o terceiro grupo ingeriu grande quantidade de gorduras saturadas. As duas dietas com grandes quantidades de gorduras contaram com as mesmas porções de açúcares, proteínas e outros nutrientes.

Após 8 semanas, apesar do peso das cobaias dos dois grupos que consumiram grandes quantidades de gorduras, estar igual, os testes de comportamento indicaram mudanças. A função da dopamina, responsável pelo sistema de motivação e recompensa, foi reduzida no grupo que ingeriu maiores quantidades de gorduras saturadas.

Os pesquisadores acreditam que isso faz com que o cérebro tente compensar aumentando o sistema de recompensa. Este fenômeno é muito parecido com o do consumo de drogas, em que é preciso aumentar a quantidade de droga para obter o mesmo efeito.

Então, uma pessoa que consome grandes quantidades de gorduras saturadas precisaria ingerir cada vez mais alimentos ricos em gorduras saturadas para obter o mesmo prazer ou recompensa.

A gordura saturada está presente especialmente em alimentos de origem animal como carnes, laticínios e ovos, sendo que suas maiores fontes são as carnes vermelhas e gordurosas e o leite integral. Outras pesquisas já descobriram que o excesso de gorduras saturadas também pode favorecer problemas cardiovasculares, derrames e outros.

Anúncios