Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra poliomielite

Nessa terça-feira, 11, o Ministério da Saúde lançou a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que ocorre entre os dias 15 e 31 de agosto. Com a ajuda do Zé Gotinha, o objetivo é manter o país livre da paralisia infantil e, ainda, atualizar o esquema vacinal das crianças. Por isso, durante a campanha também serão oferecidas as outras vacinas que compõem o calendário básico infantil. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas de acordo com a situação dos pequenos.

A meta é imunizar cerca de 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos (ou seja, até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas. Isso porque os bebês devem ser imunizados com a vacina inativa da poliomielite (a VIP injetável), aplicada aos dois e aos quatro meses de vida. Já a partir dos seis meses, eles devem receber uma dose da vacina oral (a VOP) e outro reforço ao completarem 15 meses. “Precisamos manter a poliomielite erradicada. Mesmo que desde 1990 não tenhamos novos casos de polio, não podemos dar a luta como vencida”, ressaltou o ministro Arthur Chioro.

É importante lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e que a única forma de prevenção é a vacina, que tem uma eficácia em torno de 90 a 95%. A versão oral é segura e protege contra os sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. Segundo o MS, ela é recomendada até mesmo para os pequenos que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já aqueles com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, a recomendação é que os pais consultem um médico antes de realizar a imunização.

Para ajudar nesse processo, os pais também podem baixar o aplicativo Vacinação em Dia (disponível para Android e iOS). Ele não substitui a carteirinha, mas é um bom instrumento para lembrar e manter a vacinação atualizada conforme o calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM).