Óleo de peixe: conheça 6 benefícios para a sua saúde

O óleo de peixe fornece uma gordura muito benéfica para o organismo: o ômega 3. No entanto, o consumo adequado desse ácido graxo não é fácil, pois a maior concentração nutritiva dessa substância está nos peixes que vivem em água frias. A solução para ingerir a quantidade ideal e obter todos os benefícios pode estar em pequenas cápsulas.

De onde vem o óleo de peixe

Os suplementos ou cápsulas de óleo de peixe são feitos a partir de animais pescados em águas frias e profundas, segundo a nutricionista Francine Cagol. A alimentação natural desse tipo de animal é que contribui para propriedades tão benéficas para a saúde.

oleo de peixe

Atum, salmão, sardinha, arenque, cavala e fígado de bacalhau são as fontes para a produção do óleo vendido como suplemento. Normalmente, as cápsulas contêm uma pequena quantidade de vitamina E para conservar melhor o produto. Há ainda versões que combinam cálcio, ferro e vitaminas A, B1, B2, B3, D ou C no produto.

Há evidências de que esse ácido graxo poli-insaturado reduz a quantidade de triglicérides e ainda ajuda a prevenir problemas de coração e reduzir as chances de um acidente vascular.

Mesmo sendo benéfico, o óleo de peixe não pode ser consumido em excesso. A nutricionista recomenda que a dose diária não passe de três gramas. Em grande quantidade, esse suplemento pode comprometer a ação do sistema imunológico, reduzindo a capacidade do organismo em combater infecções.

Há ainda outras contraindicações. Esse suplemento atrapalha na absorção de medicamentos da quimioterapia, podendo comprometer os resultados do tratamento. Quem deseja consumir o suplemento precisa consultar um especialista antes de incluí-lo na dieta.

 Doutissima- óleo de peixe

Benefícios do óleo de peixe na alimentação

1. Controle do colesterol

oleo de peixe

O consumo diário da dose adequada desse óleo ajuda a melhorar os níveis de HDL (bom) e LDL (ruim) no sangue.

2. Promove ossos mais saudáveis

oleo de peixe

Mulheres na menopausa perdem bastante massa óssea, que deixa os ossos mais finos, porosos e fracos, podendo levar a osteoporose. Estudos foram capazes de relacionar o consumo de óleos poli-insaturados de cadeia longa (como o de peixe) na manutenção da densidade óssea.

3. Comida para o cérebro

oleo de peixe

O peixe é considerado um alimento para o cérebro e isso por que, segundo a nutricionista, agordura do animal ajuda a prevenir e melhorar a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e reduzir os sintomas do Alzheimer.

4. Melhora a pele e os cabelos

oleo de peixe

O óleo de peixe estimula a produção de colágeno e interfere positivamente nas células da pele e dos cabelos, impedindo a queda e ainda promovendo um crescimento mais saudável dos fios.

5. Melhora os sintomas da menstruação

oleo de peixe

Mulheres podem se beneficiar desse suplemento para prevenir incômodos no período menstrual, incluindo o desconforto nos seios.

 

6. Protege a visão

oleo de peixe

Estudiosos do Canadá identificaram que uma dieta com a quantidade adequada de óleo de peixe previne contra problemas de degeneração da visão causados pelo avanço da idade.