Comece o dia bem: 10 alimentos para melhorar o funcionamento do intestino

pão integral

au humor, barriguinha saliente, sensação de inchaço e estufamento. Esses problemas são familiares para você? Saiba que você não é a única – cerca de 20% da população mundial sofre desse mal, segundo pesquisa publicada na Biblioteca Virtual em Saúde.

Embora, em alguns casos, a constipação possa significar problemas mais sérios de saúde – e, por isso, a queixa precisa ser levada ao consultório médico – pode ser também uma simples questão de má alimentação (principalmente com baixa quantidade de fibras). Pequenas mudanças de hábito e a inclusão de alguns alimentos na dieta podem fazer uma diferença e tanto. Anote aí:

1. Feijão

Eles contém mais de 10 gramas de fibra por porção. Elas são importantes para o bom funcionamento do intestino porque aumentam o bolo fecal (fibras insolúveis) e contribuem para a captação de água (fibras solúveis), acelerando o trânsito intestinal e a frequência de evacuações. O feijão contém os dois tipos de fibras.

2. Kiwi

A fruta contém 2,5 gramas de fibra e é rica em várias vitaminas e nutrientes importantes para o bom funcionamento do Um estudo feito no Taiwan provou que a inclusão de dois kiwis por dia na dieta aumentou consideravelmente a frequência de evacuação em adultos com constipação.

3. Batata-doce

Além de ser uma boa aliada da boa forma, graças a seu alto índice glicêmico, cada batata-doce contem 3,8 gramas de fibra, presente, principalmente, na casca – portanto, a melhor forma de consumir, é em sua forma integral!

4. Pipoca

Além de gostoso, a pipoca é uma opção de lanche supersaudável pois 3 xícaras contem cerca de 3,5 gramas de fibras. Só não vale escolher as versões cheias de manteiga, ok?

5. Mix de Nuts

Não é a toa que o mix de nozes, amêndoas e castanhas é o lanche queridinho dos nutricionistas. Além de serem ricas em fibras, contém a chamada gordura boa, que, junto com as fibras, também colabora para o bom funcionamento do intestino.

6. Pão integral

Já está mais do que comprovado que esta é a melhor forma de consumir os deliciosos pães. Além da alta quantidade de fibras graças aos ingredientes em sua forma integral (sem passar pelo processo de refinamento), eles costumam vir com castanhas e grãos cheio de benefícios para o regulamento do intestino.

7. Frutas vermelhas

Além de deliciosas, frutas como amora, framboesa e mirtilo contém 4 gramas de fibras em apenas meia xícara. Inclua em sucos, saladas e iogurtes para lanches saudáveis e funcionais.

8. Pera

Ela contém cerca de 5 a 6 gramas de fibra e pouquíssimas calorias. Mas, para conseguir os benefícios, é preciso consumi-la com a casca.

9. Brócolis

Ele é considerado um dos melhores alimentos para se incluir na dieta. Meia xícara de brócolis contém cerca de 3 gramas de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e ainda é rico em vitamina C e antioxidantes – ótimos aliados para a pele!

10. Ameixa-preta

Ela é o ingrediente número um da maioria dos medicamentos naturais para constipação. Além de serem ricas em fibras insolúveis, elas contém um laxante natural, chamado de sorbitol, que dá uma ajuda e tanto no funcionamento do intestino.