Domingo dia de churrasco?

Tudo o que você pode fazer numa churrasqueira elétricagastronomia e consumo

Um churrasco saboroso feito para um almoço no meio da semana. Sem sujeira ou fumaça. Investir em uma churrasqueira elétrica já vale a pena só por essa vantagem, mas existem outras receitas, além de carne, que podem ser preparadas ali. Confira algumas dicas.

Batata assada

Você pode temperar as batatas como preferir, com ervas, manteiga, alho, azeite… Depois é só cortar ao meio e embrulhar cada parte em papel-alumínio. Simples assim.

Pizza

Sim, acredite, é possível preparar uma pizza na grelha de uma churrasqueira elétrica. Há modelos específicos para pizza, que vêm com tampa.

Legumes grelhados

Berinjela, cebola, abobrinha, aspargos, pimentão. Todos ficam deliciosos assados na grelha. Regue com um molho (ou apenas azeite) enquanto assam para não ressecarem.

Espetinhos de camarão

Antes de colocar no palito, mergulhe os camarões em uma marinada de limão e alho. Aí é só esperar grelhar.

Frutas caramelizadas

Quer uma sobremesa rápida? Fatias de abacaxi empanadas com açúcar e canela. Bastam cerca de 20 minutos na grelha e estarão prontas para servir.

Carnes

O prato principal da churrasqueira elétrica, claro, é o churrasco. Carne vermelha, peixes, linguiça, frango. Basta escolher a sua favorita.

Agora veja o que levar em conta na hora de escolher uma churrasqueira elétrica:

1. O calor vem de uma resistência inserida na própria grelha. Assim, quanto maior a potência do aparelho, melhor o resultado.

2. Procure na embalagem o selo do Inmetro. Isso vai proteger sua família de possíveis acidentes. O risco de um aparelho sem certificação pegar fogo é grande.

3. Prefira os modelos que permitem o uso de acessórios, como espetos e tampas. Mas atenção para o tamanho, porque esses costumam ser maiores.

4. Se você vai usar a churrasqueira numa varanda, prefira os modelos com pedestal, que são maiores e permitem servir várias pessoas. Para a bancada da cozinha, uma menor dá conta.

5. Limpar a churrasqueira pode ser uma tarefa bem chata. Fuja dos modelos com grelhas fixas. As móveis são mais fáceis de limpar.