Consumir mais água pode previnir pedra nos rins

Beba mais água no verão para prevenir a formação de pedra nos rins

O número de casos de pedra nos rins aumenta até 20% no verão, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Na época de clima quente as pessoas perdem mais líquido por meio da transpiração e a não reposição adequada pode levar à formação de cálculos renais. Por isso, não há desculpa. Beba mais água em casa, deixe uma garrafinha na mesa de trabalho e leve uma sempre na bolsa.

Tomar água é fundamental para diversas funções no organismo, como o transporte de nutrientes e oxigênio entre as células. Também é ela que garante o bom funcionamento dos rins, responsável por filtrar o sangue lentamente e eliminar toxinas pela urina. Nestes órgãos, diversas substâncias, como o cálcio, estão presentes em equilíbrio. Mas, quando há pouca água no xixi as chances de essas substâncias se precipitarem aumentam. Aí, formam-se pequenos cristais, que podem crescer e se tornar pedras. A doença provoca dores agudas na região lombar, conhecidas como cólica de rins, até que os cálculos sejam eliminados pelo sistema urinário ou retirados cirurgicamente. Mas há casos em que a pessoa não sente dor e a pedra é descoberta tardiamente, quando a função renal já está comprometida.

Qual quantidade devo ingerir

Em média, as pessoas precisam beber 2 litros de água diariamente, sendo que cerca de 20% dela já está presente nos alimentos ingeridos no dia a dia. Mas essa quantidade pode variar dependendo, por exemplo, dos hábitos alimentares. Quando a dieta é rica em sal, carne vermelha e produtos industrializados é preciso beber mais. Para saber a quantidade você pode observar a urina. Se ela estiver sempre clarinha, quase transparente, e sem cheiro significa que você está bem hidratada. Caso contrário, você precisa aumentar o consumo de água. Nesta conta, você pode incluir frutas ricas em água, como melancia, chás e sucos naturais.

Ajuda no celular

Recorra à tecnologia para te incentivar a beber mais água. Aplicativos como o Beba Águae o Beba Água Alarme, servem como lembretes de tempos em tempos.