Receita: folhados de alecrim e cranberry

folhados de alecrim e cramberry

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara + 1 colher de sopa de açúcar cristal
1 1/2 colher de sopa de fermento químico
3/4 colher de chá de sal marinho
110 g de manteiga sem sal bem gelada, cortada em cubinhos
1 xícara de cranberries secas
2 colheres de sopa de alecrim picado
1 1/2 xícara de creme de leite gelado + uma pequena quantidade para pincelar no final com açúcar, antes de assar (para uma casquinha extracrocante, experimente açúcar demerara).

Modo de preparo

1 Preaqueça o forno a 220 °C.
2 Cubra o fundo de uma assadeira com
papel-manteiga. Em uma tigela grande, misture a farinha com açúcar, o fermento e o sal com a ajuda de um batedor de claras, se preferir. Espalhe a manteiga sobre os ingredientes secos e, usando a ponta dos dedos, misture levemente a farinha com a manteiga, até que se formem pedaços do tamanho de ervilhas. Acrescente as cranberries secas e o alecrim e então o creme de leite, até que uma massa seca e não homogênea se forme.
3 Em uma superfície lisa e levemente polvilhada com farinha, despeje a massa e sove-a gentilmente, apenas até que fique homogênea. Com um abridor de massa (ou rolo de macarrão), abra a massa até que esteja aproximadamente com 2 cm de espessura e dobre na metade. Repita a abertura da massa e a dobra na metade por mais 3 vezes, até que ela fique em camadas.
4 Abra a massa em um disco de 22 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. Usando uma faca afiada, corte o disco em 8 triângulos. Organize os folhados numa assadeira e refrigere por 20 minutos.
5 Pincele os folhados com creme de leite e polvilhe com açúcar. Asse, colocando a fôrma no centro do forno, entre 18 e 20 minutos, até que esteja dourado. Sirva morno.