Cortar açúcar da dieta traz melhoras à saúde em apenas nove dias

açucar

É comum sairmos cortando um monte de gostosuras quando estamos de dieta ou com algum problema de saúde ligado à alimentação. Mas, segundo um estudo realizado pelo Hospital Infantil Benioff, da Universidade da Califórnia, que analisou 43 crianças e adolescentes obesos, de 9 a 18 anos, cortar somente o açúcar pode ter efeitos mais significativos do que se imagina.

O objetivo do estudo era reduzir o açúcar sem diminuir as calorias diárias (isto é, eram permitidos, na dieta, outros alimentos considerados “hipercalóricos”, como salgadinhos, hot dog e pizza) e com a mesma proporção de gordura, proteína e carboidratos. Todas as crianças analisadas eram obesas e tinham ao menos um problema de saúde como pressão alta ou colesterol (LDL) elevado.

Em apenas nove dias, as crianças que eliminaram o ingrediente da dieta, apresentaram níveis mais baixos de colesterol, triglicérides e pressão arterial, além de apresentarem uma queda significativa (1/3) nos níveis de insulina.

“Esse estudo é uma indicação sólida de que o açúcar contribui para a síndrome metabólica e é a maior evidência de que seus efeitos negativos não são por causa das calorias ou obesidade”, conclui o médico e autor do estudo Robert Lustig, da Universidade da Califórnia.

Anúncios