Alimentos tostados podem ser cancerígenos

Torradas

O consumo em excesso de alimentos ricos em amido, como pão e batata, preparados em altas temperaturas pode aumentar o risco de câncer e causar danos ao sistema nervoso e reprodutivo. É o que diz um relatório publicado recentemente pela Agência de Normas Alimentares da Grã-Bretanha (FSA, na sigla em inglês).

De acordo com a agência, o perigo do consumo destes alimentos está na acrilamida – substância formada por uma reação química entre os aminoácidos, açúcares e água presentes nos alimentos ricos em amido quando são preparados a mais de 120ºC. Geralmente, a cor escurecida, típica de alimentos torrados, fritos ou assados, indica a presença de acrilamida.

CONVERSE COM SEU MÉDICO,REALIZE UM CHECK UP COMPLETO NA CELLULA MATTER;

No estudo, realizado a partir da coleta de amostras de alimentos preparados em casa, os pesquisadores descobriram que a versão mais clara e pálida de uma torrada continha apenas 9 microgramas por quilo de acrilamida, enquanto a mais escura tinha 167 microgramas por quilo.

Em relação às batatas, as que foram fritas pelo maior período de tempo possível (antes de queimar), encontrou-se 1.052 microgramas de acrilamida por quilo. Já a que permaneceu por menos tempo continha 50 vezes menos acrilamida. Assim, quanto mais escura e crocante estiver a batata ou a torrada, maior será a quantidade da substância no alimento.