Verão esta logo ai!

Fique atenta aos cuidados com a pele no verão: veja dicas

A estação do ano é sempre um fator relevante em relação às precauções necessárias com o corpo. Diante da proximidade da temporada de calor, é importante lembrar que os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados. Isso é essencial para garantir a beleza da epiderme não só nesse período, mas também pelo resto do ano.

 

A ingestão de água é importantíssima durante o verão, pois transpiramos mais, perdemos maislíquido pela evaporação natural e há maior predisposição ao ressecamento da pele. O horário de exposição ao sol também é relevante: sempre antes das 10h ou após às 16h.

cuidados-com-a-pele-no-verao-istock-getty-images

 

Cuidados com a pele no verão são essenciais

Se você deseja aprimorar os cuidados com a pele no verão, mas não sabe exatamente como adequar sua rotina de beleza à estação, vale a pena seguir algumas dicas. A dermatologista cita, abaixo, algumas recomendações para manter o corpo protegido no calor:

 

1. Durante o verão, a pele deve ser higienizada duas vezes ao dia, principalmente no caso das mais oleosas ou acneicas. Quem pratica exercícios pode lavar até três vezes.

CONVERSE COM SEU MÉDICO,REALIZE UM CHECK UP COMPLETO;

2. As peles mais sensíveis, maduras ou secas devem receber loções de limpeza, mousses ou leites sem saponáceo para realizar a higiene diária. Esses produtos ajudam a remover impurezas, mas sem retirar o manto lipídico protetor da epiderme.

 

3. Após o uso do sabonete ou loção de higiene, principalmente à noite, é necessário utilizar demaquilante ou tônico, para remover impurezas e resíduos de maquiagem.

 

4. O ideal é finalizar o processo de higienização com a aplicação de água termal fresca ou gelada com ação calmante e remineralizante, que promove hidratação da camada superior da pele.

 

5. Hidratações podem ser realizadas com cremes, loções ou sérum, antes da aplicação dos produtos com fator de proteção solar (FPS).

 

6. Atualmente existem cosméticos com FPS acima de 30 em versões cremosas, oil free ou até em forma de pó compacto. Por isso, mesmo em recintos fechados, o produto precisa ser reaplicado a cada quatro horas. Em ambientes ao ar livre, deve ser reaplicado a cada duas horas.

 

Produtos indispensáveis no verão

O ressecamento da pele e do couro cabeludo é um dos problemas estéticos mais incômodos no verão. Mas para evitar ou atenuar a situação, vale a pena contar com alguns produtos específicos na nécessaire. O protetor solar é indispensável e não pode faltar no dia a dia. Via de regra, o FPS aplicado diariamente deve ser sempre acima de 30.

 

O cabelo também exige cuidados essenciais. A exposição ao sol e à água da piscina e do mar tornam o couro cabeludo mais ressecado e com tendência de ficar avermelhado e irritado. Por isso, é preciso usar shampoos que nutram o couro cabeludo e que tenham ativos antioxidantes.

 

Conforme lembra a dermatologista, manter uma alimentação equilibrada também é importante, pois vai refletir diretamente na saúde da pele e dos cabelos. Os banhos são outro fator que merece atenção. Banhos de água quente causam ressecamento da pele. Por isso, o ideal é tomar duchas mornas e aplicar hidratantes na pele logo após.