Dormir muito pode ser tão ruim para a saúde quanto fumar e consumir álcool

O ciclo circadiano, que regula as funções do organismo nas 24 horas do dia, depende da exposição à luz solar para estar em equilíbrio

Dormir mais de nove horas por noite pode ser tão perigoso para a saúde quanto fumar e consumir bebidas alcoólicas. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico PLOS Medicine.

O trabalho, conduzido por pesquisadores da Universidade de Sydney, analisou os hábitos de saúde de 230.000 pessoas com mais de 45 anos de idade. Além de comportamentos já relacionados ao aumento do risco de doenças, como o tabagismo, o excesso de bebidas alcoólicas, alimentação pobre e falta de exercícios, os pesquisadores também acrescentaram o tempo gasto sentado e pouco ou muito sono.

CONVERSE COM SEU MÉDICO,REALIZE UM CHECK UP COMPLETO;

Os resultados mostraram que as pessoas fisicamente inativas que dormiam mais de nove horas corriam um risco de morte 1.6 vezes maior do que as que praticavam o equivalente a “mais de 150 minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana” e dormiam pouco.

Uma das possíveis explicações é o fato de que dormir mais de nove horas aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2, problemas de tolerância à glicose, doenças cardíacas e obesidade.