Melado de cana é alternativa saudável para fazer sobremesas

O melado de cana tem sido um alimento muito consumido ao longo da história brasileira. Ele pode ser comido puro ou com frutas, leite e cereais. Sendo também um adoçante natural, é capaz de substituir o açúcar e o mel no preparo de doces, bolos, pães, sobremesas e bebidas.

Rico em nutrientes, é uma ótima opção para incluir na alimentação do dia a dia. Quer saber como? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima reuniu para você e adoce o seu dia.melado de cana-shutterstock-doutissima

Uso do melado de cana pode beneficiar a saúde

Historicamente, o melado era produzido no Caribe, local em que o cultivo da cana era maior. Atualmente, de outro modo, países como Tailândia, Brasil, Índia, Taiwan e Filipinas são produtores de larga escala desse produto.

Paralelamente à utilização como edulcorante em produtos alimentares, ele também oferece benefícios à saúde, sendo usado para tratar uma ampla gama de doenças. Mas o teor nutricional e a qualidade desse subproduto da cana-de-açúcar dependem de uma série de fatores.

Eles vão desde o método envolvido no processo de refinação até o estado de maturação da planta e a quantidade de açúcar que é extraído. Todavia, ele deve conter uma série de minerais essenciais como cálcio, magnésio, manganês, potássio, cobre, ferro, fósforo, crômio, cobalto e sódio.

Segundo um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association, o melado possui maior quantidade de antioxidantes se comparado com açúcar refinado, xarope de milho, açúcar bruto da cana e outros adoçantes. Eles são importantes porque protegem o organismo contra o dano oxidativo associado a câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas.

Tornando suas sobremesas mais saudáveis

Para tornar as suas sobremesas mais saudáveis, basta utilizar o melado de cana no lugar de outros tipos de açúcar. Veja algumas ideias de receitas usando esse ingrediente saboroso.

  • Sorvete de melado e banana

Ingredientes

4 colheres de sopa de melado de cana

4 bananas nanicas picadas

1 colher de sopa de suco de limão

Mode de preparo

Use uma banana e pique em pedaços pequenos. Leve ao fogo baixo com o melado por cerca de três minutos. Reserve até esfriar. Coloque no liquidificador o restante das bananas e misture com o suco de limão, batendo até formar uma massa homogênea.

Em um recipiente maior, misture com cuidado as bananas batidas com a calda de melado. Leve ao freezer por cerca de quatro horas ou até criar consistência de sorvete.

  • Bolo de melado

Ingredientes

2/3 de xícara (chá) de melado de cana

85g de manteiga

1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1 colher (café) de gengibre em pó

1/2 colher (café) de canela em pó

1 colher (café) de café instantâneo

1 pitada de sal

1 colher (café) de extrato de baunilha

1 ovo batido

1/2 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Coloque em uma panela a manteiga, o melado, o açúcar mascavo e leve ao fogo médio por alguns minutos. Reserve até esfriar. Em outra tigela, misture a farinha, o sal, o bicarbonato, o gengibre, a canela e o café. Reserve. Bata o ovo com a baunilha e o leite, juntando à mistura de manteiga e melado.

Agora é só colocar a mistura farinha aos poucos, mexendo bem para não formar grumos. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno 180°C por cerca de 25 minutos.