Pesquisa revela que o brasileiro não se protege adequadamente contra raios ultravioleta

Você aplica filtro solar?

Os brasileiros vivem em um dos países mais ensolarados do planeta. Mesmo assim, uma pesquisa realizada pelo Instituto IPUPO, em São Paulo, constatou que 53% dos entrevistados não usam filtro solar diariamente. Mais: 69% não reaplicam o produto, uma medida muito importante para quem fica mais tempo fora de ambientes fechados.

Foram ouvidas 1 278 pessoas, de ambos os sexos, com idades entre 19 a 65 anos, nas cidades de Campinas, Porto Alegre, Recife e São Paulo. O resultado é baixo e demanda uma maior conscientizar. Ainda são necessárias medidas de larga escala para esclarecer sobre os malefícios da radiação ultravioleta.

O estudo revelou ainda que 74% dos brasileiros não passam o protetor em dias nublados e que apenas 10% vestem roupas pensando em se resguardar do sol. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele não-melanoma é o mais incidente no Brasil. São mais de 130 mil novos casos por ano — e a maior parte poderia ser evitada com medidas simples, como uso de filtro solar e chapéu.E vale lembrar que, além de aumentar o risco de câncer, a exposição excessiva à radiação aumenta a produção de radicais livres e, assim, pode favorecer danos celulares, que levam ao envelhecimento.