A importância de dar um tempo à maquiagem para a saúde das mulheres

“Passei uma semana sem usar nenhuma maquiagem e senti a diferença”

As vantagens de usar pouca ou nenhuma maquiagem

“Eu já fui uma pessoa que amava maquiagem. Usava até sombra para trabalhar e depois fiquei apaixonada pelo look mais clean. Como sou bem alérgica e tenho uma pele mega sensível, evito usar muita maquiagem. Durante a semana prefiro ficar só no rímel e batom. Apenas em ocasiões especiais capricho mais. Por isso, achei que seria tranquilo passar uma semana inteira sem usar maquiagem, para sentir na pele, literalmente, as vantagens da cara lavada.

Mesmo não sendo a pessoa mais viciada em make do mundo, foi muito difícil abdicar de todos os produtos que tenho em casa, desde BB Cream (que tem filtro, hidratante, cor…) até batom mate marrom escuro, quase preto. Meu grande problema sempre foram as olheiras (hereditárias): há dias em que elas não me incomodam e outros nos quais preciso colocar corretivo para escondê-las. Nem todos os dias a gente acorda se achando maravilhosa, não é?

Também foi complicado não usar absolutamente nada quando tinha um compromisso importante. Simplesmente aparecer assim ~do jeitinho que sou~ e de cara lavada. Dá medo; você fica com a impressão de que todo mundo está pensando “nossa, que descuidada”. Mas a verdade é que ninguém prestou atenção. Ninguém fez qualquer comentário negativo.

Minha pele ficou mais brilhante (e não oleosa), menos irritada, com menos espinhas e eu vejo que não há tanta diferença entre o meu visual com um rímel e um batom a mais ou meu visual com o rosto sem nada.

Ainda assim, é claro que a primeira coisa que eu fiz quando passou a semana foi aplicar uma boa camada de máscara e o batom mais matte que eu tinha! laugh

Para não ficar só na experiência, conversei com uma dermatologista, que explica a teoria do que eu senti na prática.”

Mesmo os produtos mais leves fazem uma cobertura na pele que forma uma espécie de barreira e isso piora a oxigenação do tecido e gera acúmulo e obstrução dos poros. Isso é mais intenso nas de maior cobertura (geralmente mais espessas) e nas de alta fixação (contendo mais aditivos na fórmula). O resultado é o aumento de cravos e a acne que chamamos de acne cosmética. A remoção adequada da maquiagem e a opção por produtos mais leves no dia a dia é importante para saúde da pele.

Você permite que a pele descanse (e se recupere!)

É uma boa ideia intercalar os dias e as escolhas de make para dar um respiro para a pele. Prefira produtos mais leves e/ou mineirais durante a semana, bem como deixar para o básico de corretivo, pó compacto, rímel e blush (e um batom, se você curte). E deixe o carão do delineador para o final de semana! O indicado são os produtos que terão a função de realçar a beleza de forma leve e natural. Se você está buscando muita camuflagem, utilizando os produtos para correção de imperfeições, pode ser que esteja na hora de buscar o dermatologista para um tratamento dessa pele.

Você redescobre sua beleza natural

Além da opressão da sociedade por estar sempre “bonita”, você se acostuma a usar maquiagem para corrigir algo aqui e lá – mais por força do hábito do que por se incomodar tanto com aquilo. E nos primeiros momentos é difícil enxergar toda a beleza que você tem (e é linda), mas aí é ótimo fazer as pazes com o espelho heart.

Suas neuras diminuem muito

A verdade é que ninguém presta tanta atenção quando você está sem maquiagem. Mesmo usando delineador, batom escuro e fazendo contorno todo santo dia, o máximo que acontece é alguém te dizer “nossa, você está diferente!” e acaba por aí. E assim você percebe que é besteira se preocupar com o que os outros vão pensar!

Você acaba preferindo maquiagens mais leves e multifuncionais

Como já descobrimos nossa incrível beleza natural e saudável, a diminuição e até mesmo o uso raro da make trazem muitos benefícios de deixar a pele respirar por mais tempo. Por isso o tipo de produto faz diferença na escolha. Atualmente, aquelas chamadas de maquiagens minerais são uma alternativa, por não possuírem tantos aditivos sintéticos, são originárias de minerais puros. Além de haver uma tendência mundial em prol do desenvolvimento de produtos com um maior efeito óptico e menos pigmentos pesados e aditivos.

