Uma vacina contra o zika vem aí

Uma vacina contra o zika vem aí

O Ministério da Saúde acaba de anunciar que firmou uma parceria com a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, para desenvolver mais rapidamente uma vacina contra o zika vírus, que vem causando preocupação por estar associado a casos de microcefalia – e por supostamente poder ser transmitido até pela saliva.

A parceria seria principalmente entre o Instituto Evandro Chagas, uma referência no estudo de agentes infecciosos, e a universidade americana. Segundo Marcelo Castro, ministro da Saúde, o trabalho em conjunto possibilitará que uma vacina esteja pronta para ser testada em seres humanos daqui mais ou menos 12 meses. Vale lembrar que as estimativas iniciais calculavam que um imunizante só ficaria pronto em três anos. Mas que fique claro: essa vacina só será produzida e distribuída em larga escala caso os testes em seres humanos sejam positivos.

TESTES DE PATERNIDADE EM ATÉ 3X NO CARTÃO;

Além disso, o Ministério da Saúde fechou acordos com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos, o CDC, para aprofundar a relação entre zika e microcefalia. Técnicos americanos devem chegar nos próximos dias ao Brasil para trabalhar em conjunto com cientistas locais.