Easy detox: o jeito fácil de reequilibrar seu organismo pós-festas

detox

Caiu na folia? Dormiu muito tarde? Se alimentou errado? Exagerou no álcool? Sim para todas as anteriores? Pois bem, agora é hora de fazer um bom detoxdo organismo.

Mas calma lá: não é só quem caiu no samba que precisa de uma limpeza. Se você foi para o carna-sofá, também está na hora de colocar seu metabolismo de volta no eixo, afinal, talvez você tenha dormido demais, não se exercitado e exagerado nas guloseimas. Acertamos?

Quarta-feira de cinzas, quinta e sexta-feira pós-carnaval são aqueles dias que, assim como todo o final de feriado prolongado, precisamos retomar a rotina e colocar ordem em tudo. Difícil, né? Sim, mas não impossível.

Não, você não precisa passar o dia bebendo litros de água e comendo salada para que se corpo volte ao normal. Alguns pequenos ajustes de hábitos e dieta podem ajudar muito seu organismo a reconquistar energia e ânimo, além de reequilibrar seu metabolismo. E #ficaAdica: se você puder, mantenha esses novos hábitos na rotina, não apenas nestes dias emergenciais.

Nem sono de mais, nem sono de menos

Os novos estudos indicam que um sono ruim é igual a 300 a 500 kcal a mais no dia seguinte! A consequência é que após uma noite mal dormida, na tentativa de permanecer acordado, você acaba se alimentando mais. Então, para começar a equilibrar seu metabolismo, a regra é pelos próximos dias tentar fixar uma hora para dormir e uma hora para acordar. Seu corpo e hormônios irão agradecer a nova rotina! Quanto mais alinhado está seu relógio biológico, mais equilibrado fica seu metabolismo.

Vá de verde!

O chá verde é rico em substâncias chamadas catequinas, que tem propriedades antioxidantes. O resultado é que ele acelera o metabolismo e, segundo alguns estudos, ele também auxilia na melhora das funções cerebrais em quem faz uso regular dele. A sugestão é ingerir entre 3 a 5 copos de 200 ml por dia (no máximo), o que já nos fornece 250 mg/dia de catequinas antioxidantes.

GIF
Reprodução

Adicione selênio

O selênio é um micronutriente essencial para o nosso organismo, que ajuda do processo de reparo do DNA e na proteção às infecções. O alimento que tem a maior concentração de selênio é a nossa castanha do Pará, que além de ser fonte de gorduras mono e poliinsaturadas, contém 544 mcg de selênio em 6 a 8 castanhas. Mas não precisa consumir tudo isso! Como elas são muito calóricas, 2 por dia já está ótimo!

GIF
Reprodução

Conte com o gengibre!

O gengibre é uma raiz nativa da Ásia, que apresenta vários benefícios para a saúde. Além de propriedades bactericidas, é um alimento termogênico: tem a capacidade de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura. A propriedade antioxidante e anti-inflamatória do gengibre é dada pelo componente chamado Gingerol, que protege o organismo de bactérias e fungos. O ideal é fazer um chazinho de gengibre fresco, com pedaços bem finos e pequenos em água quente. Se preferir, o gengibre também pode ser usado em sucos com abacaxi, hortelã e limão ou simplesmente na água, cortado em pedacinhos.

GIF
Reprodução/Tumblr heymuffin

Gaste mais!

Nesse pós-feriado, consuma menos pão, menos arroz, menos carboidrato. Se você exagerou, o mais importante é entender que existe a possibilidade de você compensar as calorias ingeridas em excesso e programar o seu corpo para gastá-las. E pense em gastos energéticos não programados: escadas, caminhadas, sair para andar na hora do almoço, tudo isso vale para eliminar algumas calorias. Assim, gastamos um pouco mais de calorias e de quebra aceleramos o metabolismo.