”Comer para crescer” Como cuidar da alimentação do seu filho na hora de montar o lanche escolar

s alimentos que as crianças costumam comer de tarde nem sempre são lanches saudáveis. Para que um lanche infantil seja considerado saudável, ele deve conter baixos teores de açúcar, sal e gordura, e somente gordura de boa qualidade. As tão amadas bisnaguinhas, os biscoitos recheados, as batatas fritas, e os refrigerantes devem ser deixados de lado.

lanches saudáveis

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo mostrou que a inocente bisnaguinha é o lanche que as crianças mais comem, ingerindo, em média, três unidades. As bisnaguinhas contêm mais do que o dobro de gordura do que pães de forma tradicional, além de serem muito pobres em fibras. Por isso, escolher com atenção o lanche do seu filho é uma tarefa extremamente importante. Confira nossas dicas!

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8 ideias de lanches saudáveis para o seu filho

 

Frutas: Se o seu filho ainda for pequeno, opte por frutas que ele possa comer sozinho sem ter que cortar, como uvas, morangos, cerejas e gomos de tangerina. Bananas, maçãs e peras podem ser cortadas em pedacinhos, para facilitar. A salada de frutas, além de ser bem variada, é sempre sucesso entre a criançada. Frutas secas também são uma boa pedida!

Iogurte: Os iogurtes sempre fazem parte dos menus de lanches saudáveis das crianças. Eles são uma importante fonte de cálcio e vitaminas, essenciais na fase de crescimento. Porém, tente evitar os iogurtes cheios de açúcar e ingredientes artificiais.

Pão: Todos os lanches saudáveis devem conter uma porção de carboidrato, essenciais para fornecer energia ao corpo. Você pode variar entre os diversos tipos de carboidrato (pão integral, pão-de-queijo, bolos feitos em casa e biscoitos e cookies integrais), mas prefira sempre opções integrais ricas em fibras e pobres em açúcar e gorduras – e, de preferência, não industrializadas.

Queijo: No sanduíche ou em pedacinhos, o queijo é uma das melhores opções para lanches saudáveis. Prefira sempre os queijos brancos e mais pobres em gordurosas como a ricota e o queijo minas, que podem ser uma opção de recheio no pão.

Cenouras baby ou tomates cereja: verduras pequeninhas são uma ótima opção para constituir lanches saudáveis para as crianças. Como é pequeninho e divertido, eles adoram!

Água: A maioria das crianças se acostuma a matar a sede com sucos ou refrigerantes em vez de água. Acostume o seu filho, desde cedo, a ter esse hábito saudável.

Água de coco: A água de coco, além de trazer diversos benefícios para a nossa saúde, é uma boa pedida para fazer parte dos lanches saudáveis do seu filho, pois ela é natural e contém poucas calorias.

Suco de frutas natural: Os sucos de frutas feitos em casa são excelentes opções nos lanches saudáveis da criança. O ideal é uma garrafa térmica pequena e opaca para evitar o contato com a luz e manter o suco fresquinho. Cuidado com os sucos de frutas mais calóricas, como o abacate. Evite-as, caso seu filho tenha tendência a ganhar peso.