Confira 6 dicas para ajudar na adaptação escolar do seu filho

Começar ou trocar de escola é sempre um desafio. Cheios de ansiedade, os primeiros dias junto a novos colegas, em um ambiente diferente, pode ser um desafio para os pequenos. Para os pais, o desafio é ajudar na adaptação escolar e permitir que a transição seja tranquila. Mas como fazer isso?

Mudanças de escola às vezes são necessárias

Começar a vida escolar é um grande evento na vida das crianças. Ir para um novo colégio costuma ser motivo de alegria, já que tudo é novo – desde os amigos ao conhecimento adquirido. O problema é que, superada a adaptação, ir para outro espaço de ensino tende a ser um desafio.

Com orçamentos domésticos apertados, muitos pais têm optado por transferir seus filhos de escolas particulares para públicas. Conforme a Federação Nacional das Escolas Particulares (FEPEP), as matrículas em estabelecimentos privados diminuíram de 10% a 12% em 2016.

Isso significa que muitos alunos estão tendo que se afastar de amigos e professores que até então faziam parte de sua vida, ingressando em um mundo totalmente novo. De acordo com pesquisadores da Warwick Medical School, do Reino Unido, a troca de colégio pode ser uma experiência social e emocional dolorosa para os estudantes.

adaptação escolar

Como ajudar as crianças na adaptação escolar

É importante dar todo apoio necessário para ajudar nessa transição. Se você não sabe exatamente como, confira algumas dicas que podem ajudar a tornar o processo de adaptação escolar mais simples:

  1. Fazer novos amigos e manter os antigos

Seria muito bom se alguns dos antigos colegas de seu filho também mudassem de escola com ele. Como nem sempre essa é uma possibilidade, você deve buscar uma conexão entre essas duas turmas. Dessa forma, a criança verá que não está perdendo amigos, mas sim ganhando alguns a mais.

  1. Mantenha-se atualizado

Descubra como pais da nova escola se mantêm em contato. Verifique qualquer e-mail ou bilhete para manter o controle sobre as tarefas de casa e atividades de sala de aula. Ficar a par sobre todos os acontecimentos vai fazer da transição mais fácil para todos.

  1. Envolva-se

Procure uma maneira para que cada membro da família encontre um lugar na nova comunidade escolar. Se envolver no colégio não só irá ajudar você e seu filho a conhecer outras pessoas, mas também é uma ótima maneira de mostrar o apoio para a educação dele.

  1. Converse com seu filho

Pergunte ao seu filho o que ele pensa da nova escola. É importante fazê-lo saber que seussentimentos estão sendo levados em conta. Com o seu apoio, a segurança dele tende a aumentar.

  1. Tenha o professor como aliado

Caso seu filho esteja com problemas para fazer amigos ou está lutando com sua lição de casa, entre em contato com o professor imediatamente. Ele certamente vai estar bastante aberto a ajudar.

  1. Peça ajuda

Se as medidas acima não bastarem para que essa nova fase comece a fluir de forma tranquila, é importante conversar com um conselheiro da escola ou até mesmo um psicólogo. Lembre-se  de que é importante que a criança sinta-se bem no ambiente em que estuda.