Sujeira ajuda no desenvolvimento saudável das crianças

Ter cuidado com a higiene dos filhos é algo comum entre os pais, mas você sabia que deixar as crianças se sujarem também pode trazer benefícios? Algumas pesquisas apontam que a sujeira é saudável para o desenvolvimento dos pequenos, pois ajuda a fortalecer as defesas do organismo.

O ideal é proporcionar um equilíbrio entre o contato com a natureza e a higiene, deixando espaço para as brincadeiras ao ar livre e o consumo de alimentos frescos, mas sempre com alguns cuidados.

sujeira

Sujeira faz bem?

O cuidado excessivo de alguns pais com a higiene dos filhos, evitando o contato com qualquer tipo de sujeira, pode atrapalhar a saúde das crianças. É o que diz no livro A cura pela sujeira: crianças em crescimento saudável com a comida direto do solo.

No livro, a especialista indica aos pais deixarem seus filhos se sujarem, brincarem ao ar livre e consumirem alimentos frescos, como frutas diretamente retiradas do pé. Com a pesquisa, ela comprovou que a exposição a micro-organismos e passar mais tempo na natureza são fatores importantes para o desenvolvimento saudável.

Essa também pode ser uma forma de estimular a alimentação saudável, mostrando para as crianças como os alimentos são cultivados e deixando elas mesmas colherem frutas e verduras.

Nos seus estudos, a neuropediatra também fala sobre o impulso de limpeza que muitos pais têm, tornando-se até mesmo uma paranoia. É importante saber que nem todo tipo de germe é prejudicial ao corpo humano, muito pelo contrário.

Diversos germes, inclusive, são benéficos para o sistema imunológico, permitindo que a exposição a sujeira e aos micro-organismos, em pequenas quantidades, ajude no desenvolvimento e fortalecimento da saúde. É dessa forma que o organismo cria anticorpos e aumenta a sua resistência para quando tiver de enfrentar algum tipo de infecção.

O médico inglês David Strachan desenvolveu, em 1989, a Teoria da Higiene, que também traz a hipótese de que crianças que vivem em ambientes extremamente limpos e estéreis são mais propensas a desenvolver algumas doenças, como as alergias, por exemplo.

Outras formas de fortalecer a imunidade

Além do contato com a sujeira, existem outras formas de fortalecer a imunidade das crianças. A primeira delas é a amamentação, pois o leite materno oferece os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável e a proteção das crianças.

Após os seis meses de vida, a introdução de uma alimentação saudável é essencial para suprir as necessidades de ferro, vitaminas e oligoelementos que o organismo precisa para o bom funcionamento do sistema imunológico. As vacinas também contribuem para a imunidade e devem ser administradas nas idades recomendadas.