Cientistas criam remédio que pode controlar diabetes sem injeções

Diabetes

Boa notícia para os portadores do diabetes: cientistas da Universidade da Carolina do Norte, EUA, desenvolveram uma espécie de atadura que facilita a aplicação de insulina – remédio para controlar a taxa de açúcar no sangue. O adesivo, do tamanho de uma moeda, possui micro agulhas que contem insulina e enzimas que detectam automaticamente as taxas de glicose no sangue e, assim, administram e soltam o medicamento de forma indolor.

De acordo com Zhen Gu, responsável pela pesquisa, o dispositivo foi projetado para trabalhar rápido e ser fácil de usar. Além disso, o remédio é feito com materiais não tóxicos. Todo o sistema pode ser personalizado de acordo com as necessidades do diabético e sua sensibilidade à insulina.

Até o momento, os testes foram realizados em ratos portadores de diabetes do tipo 1 e constatou a diminuição da glicose por até nove horas. Apesar de promissora, a inovação ainda é muito recente e, segundo os pesquisadores, eles precisam de mais alguns anos para saber como o dispositivo vai funcionar em humanos. Mesmo assim, a notícia já é animadora. Veja como ele é: