Você pode contrair H1N1 na academia? Veja como evitar

malhacao-academia

No ônibus, no metrô, na empresa e também na academia.  O vírus da gripe H1N1 está se espalhando pelo Brasil e, este ano, o surto começou mais cedo do que o esperado. Por isso, vale lavar bem as mãos, usar e abusar do álcool – tanto para higienização como para a limpeza de superfícies -, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar tocar nos olhos, nariz e boca o tempo todo. E quando o assunto é malhação, você sabe o que fazer?

Na academia, a recomendação é limpar as mãos antes e após o contato com objetos e acessórios e também na hora de comer o lanchinho. Além disso, a velha regra de higienizar os aparelhos com produtos recomendados pelo fabricante também continua valendo. “Se manter hidratado e evitar horários de pico também é uma boa escolha. Assim, você evita as famosas aglomerações e diminui o risco de disseminação do vírus”, explica o infectologista Fernando Gatti de Menezes, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Outra opção, segundo o médico, é orientar que os alunos (ou colegas) doentes fiquem alguns dias em casa e, acima de tudo, que ao tossir ou espirrar coloquem o braço à frente ou use lenços de papéis descartáveis para evitar a dispersão do vírus. É importante lembrar que o tempo de higienização das mãos com o álcool em gel é de 20 a 30 segundos e com água e sabão de 40 a 60 segundos.

Além dos cuidados práticos, você pode investir em uma alimentação saudável associada à hidratação. “As duas são importantes para a prevenção de diversas doenças, inclusive as causadas por vírus respiratórios. Entretanto, não existem alimentos específicos que comprovadamente apresentem ação antiviral”, explica Fernando.

Fora da academia, os cuidados são os mesmos. Para facilitar a sua vida, nós elaboramos um check-list para mandar embora qualquer gripe:

1. Higiene das mãos antes e após contatos com superfícies, antes e após o contato com alimentos;
2. Ao tossir ou espirrar, use um lenço descartável ou bloqueie com o braço para evitar a disseminação das gotículas;
3. Evite aglomerações;
4. Evite contato com pessoas doentes;
5. Faça a vacina contra influenza anual;
6. Mantenha a hidratação e a alimentação balanceados.

Anúncios