8 coisas que você deveria fazer antes das 8h da manhã para ser mais produtivo

Omelete de cogumelo

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente, acorda se sentindo esgotada e perdida. Sim, o período da manhã pode ser uma grande confusão se não for organizado com antecedência. Para facilitar, desenvolvemos um guia, que pode levar de 60 a 100 minutos – com o tempo de cada atividade – para você criar uma rotina eficaz, que vai melhorar a sua vida. Vamos começar?
1. Durma por, pelo menos, 7 horas (ou mais) todas as noite (acorde entre 5 e 6 horas da manhã)
Ter uma boa quantidade de sono resulta em: melhora da memória, aumento da expectativa de vida, diminuição das inflamações do organismo, aumento da criatividade, da atenção e do foco, diminuição da gordura e aumento da massa muscular nos exercícios, menos stress, menor dependência de estimulantes como a cafeína, diminuição do risco de desenvolver a depressão. Então, se você não colocar o sono como prioridade na sua rotina, não receberá os benefícios acima e ainda correrá o risco de desenvolver outras doenças.

2. Não verifique seu e-mail ou redes sociais
Você sabia que 80% das pessoas com idades entre 18 e 44 anos dão uma olhada básica no celular apenas 15 minutos após acordar? Pois saiba que o hábito coloca o seu corpo em um estado reativo – o contrário de proativo. Em outras palavras, você está colocando informações desnecessárias no seu cérebro, o que faz com que ele fique mais lento.
3. Reserve alguns minutinhos para oração e a meditação (de 5 a 15 minutos)
Ao invés de verificar o seu e-mail, faça algo mais tranquilo como respirar profundamente. Comece inspirando pelo nariz, segure por alguns segundos e, depois, solte pela boca. Outra opção é começar o dia agradecendo. Feche os olhos e expresse toda a sua gratidão por este dia que ainda vai começar. O hábito desbloqueia uma visão de abundância e felicidade.
4. Escreva seus objetivos (de 5 a 15 minutos)
Depois de refletir sobre suas bênçãos, pegue sua agenda e anote seus principais objetivos – para o dia que vai começar e também aqueles que você almeja a longo prazo. Pesquisas confirmam que o cérebro, especificamente o córtex pré-frontal, fica mais ativo e criativo após o sono. Então, aproveite o momento para pensar com clareza no que você deseja e imaginar suas metas.
5. Faça exercícios (de 20 a 45 minutos)
Acredite, você vai se sentir ótima por mandar embora calorias, em vez de dormir um pouco mais. Além disso, quando você coloca o exercício como atividade matinal, os benefícios são inúmeros: fica feliz o dia inteiro (endorfina, sua linda!), produz mais no trabalho (fica mais esperta e consegue administrar melhor seu tempo e as tarefas do dia) e consegue resistir às tentações (o cérebro é mesmo seu parceiro e impede que, depois da ginástica, você queira cair de boca em doces e comidas calóricos).
6. Durante o exercício, escute algo inspirador
Geralmente, as pessoas procuram entretenimento como músicas ou televisão. Mas, você pode aproveitar o momento para ganhar aprendizagem. A sugestão é escutar um audiobook com frases inspiradoras ou com uma história interessante. Assim, você malha o corpo e a mente.
7. Tome um banho de frio (de 3 a 5 minutos)
Quando praticada regularmente, a imersão em água fria proporciona benefícios positivos para o sistema imunológico, linfático, circulatório e digestivos. O hábito também pode facilitar o emagrecimento, uma vez que estimula o funcionamento do metabolismo.
8. Consuma 30 gramas de proteína no café da manhã (de 3 a 15 minutos)
Alimentos ricos em proteína oferecem uma maior sensação de saciedade, porque eles demoram mais tempo para serem digeridos. Além disso, a proteína mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que impede os famosos ataques de fome. Ovos, nozes, carnes, e as sementes são ótimas opções.