doenças de inverno

Evite as doenças mais comuns do inverno

O inverno é a estação mais fria do ano e normalmente as baixas temperaturas trazem um clima mais seco no sul do país e chuvoso no norte. Com isso, muitas doenças são comuns nessa época do ano, como resfriados, gripes e até micoses. Leia abaixo nossas dicas para evitar as doenças mais comuns to inverno e aproveitar o que essa estação tem de melhor.

hidratar

1. Hidrate-se constantemente. O inverno pode ser muito seco em diversas regiões do país e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite,pneumonia, rinite, alergias, etc.

2. Alimente-se bem. Normalmente as pessoas no inverno tendem a comer comidas mais gordurosas para se esquentarem e se esquecem das frutas e vegetais. Tente ingerir de 5-7 porções de vegetais durante o dia, pois eles contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune. Dê atenção especial à vitamina C, encontrada em laranjas e frutas cítricas, e ao zinco, presente em mariscos, carnes e cereais.

3. Aqueça bem a garganta. Para isso, chás e bebidas quentes é a melhor indicação. O uso de cachecóis também é indicado. Esses hábitos, além de prevenir as dores de garganta, podem ajudar a combater outras doenças, como os resfriados e amigdalites.

cachecol-termico-para-o-inverno-frio-intenso-e-neve

4. Evite usar sapatos fechados ou meias o dia todo. Manter os pés sem ventilação propicia o crescimento de fungos que causam micose. Quando possível, prefira usar chinelos para arejar os pés. Isso evita o pé de atleta e micoses nas unhas.

5. Evite tomar banhos muito quentes. Além de ressecar a pele, o vapor quente mal seco se acumula na pele, favorece o crescimento de fungos e o surgimento da micose. Além disso, ao invés de usar roupas fechadas sintéticas, opte por usar roupas de algodão que absorvem a umidade. Essa prática ajuda a prevenir a pitiríase versicolor (também conhecida como micose de praia ou pano branco).

6. Mantenha as roupas de cama sempre limpas. Caso precise usar cobertores e edredons guardados, lave-os antes. Prefira secar as roupas ao sol. Isso evita doenças como rinite alérgica e asma.

EXAMES DE SANGUE E URINA COM DESCONTOS DE 50%. SAIBA MAIS AQUI

50% desconto

7. Vacine-se contra a gripe. Nessa época do ano, as pessoas tendem a ficar mais juntas em ambientes fechados para se manterem aquecidas. Isso facilita a transmissão de vírus, como os da gripe A. Para isso, mantenha-se em dia com relação à sua vacina.

8. Evite ficar em ambientes fechados. Como dito anteriormente, a transmissão de vírus e bactérias é favorecida. Evite também estar perto de fumantes ou fumar, pois isso irrita as mucosas nasais e vias aéreas. Isso evita o aparecimento de meningites  e doenças respiratórias.

exercicios-terceira-idade

9. Exercite-se regularmente. Atividades aeróbicas como nadar, correr ou simplesmente andar ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e aumentam a capacidade respiratória. Algumas atividades são excelentes para combater a bronquite e outras doenças respiratórias.

10. Use soro fisiológico para umidificar as narinas. Ele também tem a importante função de lavar o nariz e as vias aéreas. Essa medida ajuda a prevenir otite, sinusite e outras doenças das vias aéreas.

Com essas dicas você poderá aproveitar o friozinho do inverno de maneira muito mais saudável!