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Quanto você precisa se exercitar por dia para ser saudável

Você não pode mais dar a desculpa de que não tem tempo para fazer exercício. Afinal, são necessários apenas 15 minutos de atividade física diária moderada para reduzir o risco de morte prematura, segundo um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana.

O número indicado pelos pesquisadores é a metade dos 30 minutos diários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas entre 18 anos e 64 anos.

Se a pessoa preferir correr, ela precisa de menos tempo ainda: de cinco a dez minutos por dia. De acordo com a pesquisa, a corrida está associada à redução no risco de morte por doenças cardíacas. “Para a atividade física pesada, doses baixas estão relacionadas a grandes benefícios”, escrevem os autores no estudo obtido pelo site Tech Insider.

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Claro que fazer mais do que o mínimo indicado pode levar a resultados melhores. No entanto, também existem limites na quantidade de exercício físico diário. Segundo os pesquisadores, se uma pessoa se exercitar mais de 100 minutos por dia ou fazer atividades pesadas por mais de 12,5 horas por semana, a sua saúde não sofrerá efeitos relevantes.

Vale ressaltar que isso não significa que grandes doses de exercício fazem mal à saúde. Os cientistas apenas observam que o corpo do ser humano tem limites e que eles devem ser respeitados.

Apenas a falta de atividades diárias pode trazer consequências negativas à saúde. Um estudo do Instituto Cooper nos Estados Unidos revelou que mulheres e homens que não são fisicamente ativos tem maior probabilidade de serem obesos e, consequentemente, de terem problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão.