6 dicas alimentares para prevenir o câncer

Frutas e verduras na mesa

Pode escrever na lista do mercado: frutas, grãos, legumes e vegetais! Um estudo publicado no Jornal da Faculdade Americana de Nutrição (JACN)apresentou um guia com 6 dicas alimentares para prevenir o câncer e classificou esses quatro itens como indispensáveis. “Comidas baseadas em plantas oferecem uma grande quantidade de antioxidantes e promovem um peso saudável, reduzindo o risco de todos os tipos de câncer a longo prazo”, explica Neal Barnard, um dos autores da pesquisa e professor da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade George Washington.

Muitos desses alimentos também têm a capacidade de regular a “apopitose”, um processo natural de destruição de células doentes, muito importante para a prevenção do câncer. Consumi-los pode ainda reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Segundo o trabalho científico, mulheres que consomem altas quantidades de frutas e verduras diminuem o risco de câncer de mama em 11%. Aquelas que se alimentam de vegetais ricos em carotenoides, como cenoura e batata doce, atenuam esse risco em 19%. Produtos de soja também são bem-vindos para esse tipo de câncer. Mas opte por produtos naturais, como feijão de soja e tofu orgânico, e evite a proteína de soja concentrado e isolada, como em pílulas.

No entanto, alguns alimentos devem ser evitados, se quiser diminuir ainda mais suas chances de ter cancer. São eles:

Álcool
Uma bebida alcoólica por semana aumenta o risco de câncer de boca, faringe e laringe em 24%.

Carne:

– vermelha e processada
120 gramas de carne vermelha – algo como um pequeno bife – por dia eleva o risco de câncer de colorretal em 28%. Já 50 gramas de carne processada – como duas fatias de bacon ou uma linguiça – aumenta esse risco em 21%.
– grelhada e frita
Altas temperaturas e um tempo longo de cozimento das carnes aumentam os riscos de câncer de colum, reto, mama, próstata, rins e pâncreas.