urologista

Alimentos para prevenir o câncer da próstata

Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são os ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capaz de atuar na prevenção.

O câncer da próstata atinge principalmente homens com mais de 40 anos e histórico de câncer na família, e está ligado a uma dieta rica em gorduras saturadas, vindas principalmente do elevado consumo de carnes vermelhas e embutidos, como salsicha e linguiça, por exemplo.

exame

Tomate para previr o câncer de próstata

O tomate é um alimento rico em licopeno, nutriente com alto poder antioxidante e com ação de inibir a multiplicação das células, característica que ocorre com o surgimento do tumor. Além de prevenir o câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, como o infarto.

A quantidade de licopeno que deve ser consumida para prevenir o câncer é de 35mg por dia, o equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate. Esse nutriente fica mais disponível quando o alimento é submetido a temperaturas elevadas, e por isso o molho de tomate tem mais licopeno que o tomate fresco. Além do tomate e seus derivados, outros alimentos ricos em licopeno são goiaba, mamão, pitanga e melancia.

Legumes e chá verde previnem o câncer de próstataLegumes e chá verde previnem o câncer de próstata

Frutas e legumes ricos em antioxidantes

As frutas e legumes também são importantes para prevenir o câncer de próstata porque são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, que protegem as células e fortalecem o sistema imunológico.

Assim, deve-se consumir diariamente pelo menos 3 frutas por dia, como laranja, morango e uva, e legumes nas refeições principais, como cenoura, couve-flor e brócolis, que são conhecidos por atuarem na prevenção do câncer.

Também é importante consumir temperos naturais, como alho e cebola, sementes como linhaça e chia, e frutas oleaginosas como castanhas e amendoins, pois são ricos em ômega-3, selênio e zinco, nutrientes importantes para fortalecer o sistema imune.

Frutas e sementes que previnem o câncer de próstataFrutas e sementes que previnem o câncer de próstata

Chá verde para proteger a próstata

O chá verde protege a próstata porque tem ação antioxidante, anti-inflamatória e de proteção do DNA das células, prevenindo alterações que causam o câncer. O ideal é ingerir pelo menos 2 xícaras de chá verde por dia para que os benefícios dessa bebida sejam obtidos, mas pessoas que sofrem de insônia devem evitar o chá durante a noite, pois ele contém cafeína.

Juntamento com o aumento do consumo de frutas, legumes e chá verde, também é importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas, que estão presentes principalmente em carnes vermelhas, bacon, embutidos como salsicha, linguiça e presunto, fast food e alimentos industrializados ricos em gordura, como lasanhas e pizzas congeladas.

Além da alimentação, é importante fazer o exame de prevenção do câncer de próstata com o médico urologista e saber quais os primeiros sintomas dessa doença, para que ela seja identificada precocemente.