nossa-senhora-de-monte-serrat

Hoje é dia da padroeira de Santos – Nossa Senhora do Monte Serrat

Localizado no topo do Monte Serrat, a 157 metros do nível do mar, o local possibilita uma visão de 360 graus de toda a cidade e também vistas parciais dos municípios de São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande.

Resultado de imagem para nossa senhora do monte serrat em santos
A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos e festejada no dia 8 de setembro, e as histórias de seus milagres são a grande atrações do lugar, verdadeiro marco no coração da cidade.

A construção da capela aconteceu entre 1598 e 1603, e o acesso ao santuário pode ser feito por bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, ou por escadaria com 402 degraus, que possui 14 nichos com representações da Via Sacra.

78468
O Monte Serrrat recebeu essa denominação apenas em 1604, um ano após a construção da capela , por ordem do então governador Dom Francisco de Souza, espanhol devoto da santa, padroeira de Barcelona. Até então o local era chamado Morro de São Jerônimo. Conta-se que, em 1614, quando o corsário holandês Joris von Spielbergen invadiu a vila, parte da população fugiu para o morro. Ao tentar persegui-la, os corsários foram soterrados por terra e pedras que caíram da montanha. O povo atribuiu o fato a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat, o que acabou por torná-la padroeira da cidade.
Em 1927, iniciou-se o sistema de transporte por bondinhos, com a inauguração do Salão de Festas e Restaurante da S/A Elevador Monte Serrat. Além de contar com terraços e mirante, em 1934 o imóvel passou a abrigar o Cassino Monte Serrat, que recebeu artistas como Carmem Miranda, Francisco Alves e Sílvio Caldas até ser fechado em 1946, quando o presidente Gaspar Dutra proibiu o jogo no Brasil. Reformado em 1998, o prédio dispõe de cafeteria e seus espaços destinam-se a eventos sociais e culturais.