tipos de hpv

Tipos de HPV que podem virar câncer de colo do útero

Você sabe o que significa HPV? É a sigla de papilovírus humano, um conjunto de vírus que são transmitidos principalmente através do contato sexual. A grande maioria deles não oferece riscos graves às pessoas, podendo provocar danos como verrugas nas mãos e nos pés. Entretanto, uma minoria pode levar ao surgimento de diferentes de tipos de câncer, principalmente o câncer de colo do útero.

Entre os mais de 100 tipos de HPV reconhecidos, aproximadamente 40 podem causar maiores danos à sua saúde, sendo que 15 deles podem provocar lesões precursoras no colo do útero (localizado no fundo da vagina). Essas lesões podem progredir para o câncer de colo do útero, que é o segundo caso de tumor mais frequente entre as mulheres no Brasil.

Na maioria das vezes, a lesão é eliminada do organismo sem que haja a necessidade de intervenção médica. Porém, quando ela permanece, pode provocar alterações no colo uterino a ponto de desenvolver um tumor maligno.

Mioma_Fertilidade

Tipos de HPV que podem causar câncer de colo do útero

Pelo menos 12 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.

Apesar de o HPV poder levar a um câncer de colo do útero, ele não é a única causa da doença. Assim, é importante que você tenha atenção especial a outros fatores que também podem causar esse problema de saúde, como o tabagismo, a multiplicidade de parceiros sexuais e a desnutrição.

certificações

Importância do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero

Quanto mais cedo o câncer de colo do útero for descoberto, maiores são as chances de cura. A detecção de lesões que podem causar a doença pode ser realizada facilmente no exame Papanicolau. Por isso, é importante que você se consulte regularmente com o seu ginecologista.

Nos casos em que houver diagnóstico confirmando de câncer de colo do útero, são realizados exames para avali