musculo_euatleta_get-jpg_95

Conheça os riscos dos anabolizantes para a saúde do coração

Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia apontam que um a cada 16 adolescentes faz uso de anabolizantes. Para fins estéticos, o emprego sempre será ilegal. O Conselho Federal de Medicina proíbe e pune médicos que receitem anabolizantes por razões plásticas.

Ainda de acordo com a SBE, a utilização pode ser percebida por alguns sinais: crescimento rápido dos músculos, alterações no pescoço, mudanças na voz, crescimento de pelos e características agressivas. Os médicos alertam para que os pais fiquem atentos aos filhos, já que o uso costuma ser negado.

perigo do anabolizante

Além desses sinais, os efeitos graves ocorrem de maneira silenciosa no interior do corpo. Um dos principais órgãos atingidos é o coração.Assim como o anabolizante aumenta os músculos de todo o corpo, o coração passa pelo mesmo processo. Sua espessura, que costuma ter entre 8 e 10mm, chega a 14mm. Em contrapartida, reduz o tamanho dos vasos e dificulta o bombeamento do sangue.

O uso amplia ainda o número de plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue, e causa arritmias. As lesões provocadas nos rins também contribuem para o aumento da pressão sanguínea e sobrecarga da atividade cardíaca.

As consequências do uso para fins estéticos vão além e, em muitos casos, independem do tempo de consumo: atingem os ovários das mulheres, os testículos dos homens e podem provocar distúrbios na função do fígado.

medicinal

Os anabolizantes só devem ser receitados por endocrinologistas, mediante receita especial, para casos graves de doenças em que não há produção de hormônio ou que causam enfraquecimento, como HIV em estágio avançado ou que ocorrem no envelhecimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s