Composto do chá verde bloqueia entrada de zika em células

Pesquisa realizada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, aponta que um composto encontrado no chá verde pode bloquear a entrada do zika vírus em células cultivadas em laboratório. A epigalocatequina galato (EGCG) é uma substância já conhecida por inibir a atividade de diversos vírus, mas é a primeira vez que um estudo a relaciona com a zika.

A análise que pode resultar na criação de uma droga capaz de prevenir a infeção por zika foi feita por cientistas do Laboratório de Estudos Genômicos da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), sendo publicada na revista científica Virology.

FAÇA EXAMES DE SANGUE E URINA REGULARMENTE. CONSULTE SEU MÉDICO

A autora principal do estudo, Paula Rahal, afirmou que a EGCG mostrou-se de fato capaz de bloquear a entrada do vírus em células. A especialistas é professora da Unesp e também membro da Rede Zika, grupo criado por cientistas paulistas para combater a epidemia que já se espalhou pela América Latina.

Os testes iniciais duraram cerca de seis meses. Em uma nova fase, que deve ter início ainda este ano, o composto será usado em animais.

 

Chá verde gelado

Essa receita é uma das mais simples de fazer. Além de trazer grandes benefícios ao ser humano, essa receita traz consigo: suco de abacaxi, hortelã e o tão famoso chá verde. Confira:

  • 1 litro de chá verde gelado;
  • 1/2 abacaxi picado em cubos;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1 xícara de açúcar mascavo.

Modo de preparo

Antes de bater todos os ingredientes no liquidificador, tenha sobre a mesa ou sobre a pia de sua cozinha um coador. Após bater tudo no liquidificador, você irá coar o suco. É importante que esse passo seja realizado. Após isso, apenas sirva-o e acrescente cubos de gelo. Uma maravilha, não achou?

 

 

 

Anúncios