Exagerou na ceia de Natal? Siga essas dicas

Ah, o Natal! Reunião em família, presentes, descontração, alegria e, claro, uma maravilhosa e farta ceia natalina, com muitos pratos maravilhosos, como os tradicionais peru, panetone, rabanada, doces… E com tanta fartura e tanta comida gostosa, é normal exagerarmos um pouco ou até muito na comida! É o chamado “olho maior que a barriga”. Mas tudo bem, afinal o Natal só acontece uma vez por ano!

Pensando na sua saúde e bem-estar, separamos aqui algumas ótimas dicas se você costuma exagerar na ceia. São dicas simples, que certamente serão muito úteis para que você se recupere da comilança e esteja recuperado para se preparar para o ano-novo. Confira!

1. Iogurte
iogurte ajuda a recuperar de ressaca e excessos gastronômicos

Mesmo que não esteja se sentindo bem e com pouco apetite de manhã, faça um esforço e coma uma porção, mesmo que pequena, de iogurte com mirtilos. Opte por uma porção pequena, para não sobrecarregar ainda mais o seu estômago. O iogurte contém lactobacilos vivos, uma bactéria saudável que ajuda a limpar o estômago e o intestino, evitando possíveis inflamações que podem surgir por causa do excesso de açúcar e álcool. Se puder, opte pelo iogurte grego, pois é mais rico em lactobacilos e mantém a saciedade por mais tempo.
2. Chá-verde
chá-verde é uma boa alternativa para quem exagerou na ceia de Natal

Se precisa de uma energia extra na manhã seguinte depois do Natal, o chá-verde é uma boa opção. Rico em antioxidantes, este chá pode prevenir danos no estômago causados pelo excesso de comidas pesadas. Além disso, ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue – muito importante para quem abusou de doces e bebidas alcoólicas.
3. Omelete com espinafre ou tomate
omelete light com espinafre ou tomate é uma boa opção após excessos da ceia de Natal

Além de riquíssimo em proteína, o ovo contém um aminoácido chamado cisteína, que elimina as toxinas do álcool, como o etanal. Ao comer ovos, essa toxina é eliminada através da urina. Quanto aos legumes, pode preparar o omelete com espinafre ou tomates – ambos ajudam a melhorar a digestão. E deixe de lado a manteiga, o queijo e o bacon.
 
4. Banana
comer bananas é bom para recuperar após exageros na ceia de Natal

Para quem exagerou nas bebidas alcoólicas, a banana pode ajudar na recuperação, pois é rica em minerais e ajuda a reidratar. O alto índice alto de potássio contido na fruta também é bom para quem consumiu muito sal, evitando problemas que podem surgir posteriormente, como pressão alta.
5. Aveia
aveia é bom para se recuperar após excessos da ceia de Natal

Uma boa dica para quem acorda enjoado após o excesso de comida. Uma porção de aveia logo pela manhã ajuda a eliminar enjoos e indisposições, pois é rica em fibra. O ideal é consumi-la com um pouco de iogurte ou com peras picadas, uma fruta ótima, rica em fibras e que ajuda a regular o intestino.
6. Frutas
Frutas ricas em água ajuda a recuperação após excessos da noite de Natal

Uma ótima sugestão para quem precisa se reidratar e não consegue ingerir líquido. Frutas ricas em água são uma ótima opção, pois além de ajudar a hidratar, ainda podem repor vitaminas e minerais e colaborar na digestão. Laranja, pêssego, melancia e morangos são algumas que você pode consumir no dia seguinte à comilança.
Anúncios