Para que se solicita uma colpocitologia hormonal?

Em todas as situações em que se quer avaliar o estado hormonal de uma paciente: para se avaliar como está o estado hormonal desta determinada paciente em casos de disfunções, como método de controle no uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) ou de outra medicação hormonal qualquer local ou sistêmica, na perimenopausa e menopausa, no controle das terapias de reposição hormonal e frequentemente, devido ao baixo custo do exame, como ítem de rotina na avaliação ginecológica.

tipos de hpv

A análise é a mesma da avaliação hormonal feita no teste de Papanicolaou?

Básicamente é. A grande diferença é a maior exatidão da colpocitologia hormonal, uma vêz que aqui se faz uma contagem cuidadosa da proporção entre os vários tipos de células do material e no Teste de Papanicolaou é feita avaliação geral, mais subjetiva, sem contagem. É mais ou menos a diferença que há entre se dizer que “fulano é alto” e se afimar que “fulano mede 1,83 m de altura”.

Colpocitologia Hormonal – o que é este exame?

É um exame simples e barato, colhido com a mesma técnica do Teste de Papanicolaou, e que pode dar boas informações sôbre a condição hormonal de uma mulher.

img_22865_ins_103506_600

Como se faz este procedimento?

É colhido esfregaço (raspado) das células da vagina e / ou do colo uterino (não há muita diferença entre as duas localizações) sôbre lâmina de vidro, a qual depois de corada por agentes químicos especiais é examinada ao microscópio, da mesma maneira que um Teste de Papanicolaou (às vêzes até é a mesma lâmina deste, quando os dois exames são solicitados conjuntamente). A diferença é que na Colpocitologia Hormonal o que se estuda é a proporção entre as células dos vários estratos do epitélio da vagina e / ou colo uterino, através de cuidadosa contagem, o que reflete de maneira bastante precisa a atuação dos hormônios sexuais no corpo da mulher.

Anúncios