Como cuidar da saúde da mulher após os 40 anos

A idade chegou? Está preocupada com os  40 anos? Não fique. Entrar nos ‘enta’ é bom, traz mais maturidade, estabilidade e qualidade de vida. É preciso estar sempre atenta a qualquer mudança em seu corpo e para isso é necessário que se foque em você.

Aos 40 anos a mulher entra na menopausa, o corpo perde algumas vitaminas, a pele fica um pouco mais ressecada, cabelos ficam mais quebradiços e sem vida, o metabolismo é mais lento, por isso todo cuidado é pouco.

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Veja algumas dicas de como cuidar da saúde após os 40 anos.

Alimentação
Ter uma alimentação saudável é imprescindível em qualquer idade. Contudo quando os seres humanos entram na idade adulta, os 40 anos, é necessário o acréscimo de mais alguns itens para ter mais benefícios para seu corpo. Segue uma lista de alimentos que te ajudarão a ter mais qualidade de vida.

Aveia: possui beta-glucanos uma fibra que ajuda a reduzir o colesterol ruim. A aveia possui também antioxidantes que protegem contra a aterosclerose. Adicionando uma colher de sopa no iogurte, na vitamina ou mesmo fazendo um mingau é muito recomendável.

Cereja: é uma rica fonte em antioxidantes e antocianina ajudando a combater doenças como gota e artrite. A gota é mais comum em homens e está ligada ao aumento de ácido úrico. Você pode consumir a fruta in natura ou em sucos indica-se a ingestão de 200grs de três a quatro vezes por semana.

Amêndoas: ajudam a reduzir os níveis de açúcar e o colesterol. Estudos comprovam que ingerindo em torno 60 grs de amêndoas por pode ajudar a evitar doenças do coração e diabetes. Porém escolha os tipos a amêndoa simples, sem sal.

FAÇA EXAMES DE SANGUE E URINA PERIODICAMENTE. CONSULTE SEU MÉDICO

CARTÃO

Peixe: possui ômega 3 e pode diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de arritmia cardíaca. Os peixes que mais possuem ômega 3 são o salmão, o atum e a sardinha. Para quem come peixes crus a noticia é boa, os níveis do ômega 3 ficam intactos. Já para quem prefere frito ou assado eles perdem um pouco, contudo ainda mantém a vitamina.

Soja: a soja possui isoflavona que ajuda a diminuir o colesterol, ao aumento da densidade óssea em mulheres após a menopausa e melhora da fertilidade masculina. Faça receitas nutritivas com a soja, beba leite de soja, são muitas opções para acrescentar em seu cardápio.

Tomate: possuem licopeno que é um antioxidante capaz de inibir a formação de células cancerígenas e protege as paredes das artérias da formação de placas. O tomate pode ser consumido na sua forma crua em saladas, sucos, sopas e molhos. Para quem gosta do suco de tomate, beber 150 ml após 20 minutos de exercícios pode ajudar a prevenir contra câncer de próstata, de pulmão e de estômago.

Leite integral: falamos em uma alimentação saudável e nem por isso light. É necessário consumir leite integral para a reposição do cálcio, que nesta idade é afetado bruscamente. Por isso é recomendado uma ingestão de 1000grs para homens e 1200grs para as mulheres

Frango: é uma grande fonte de proteína, mantém o peso ideal e constrói músculos saudáveis.

Exercícios
Em todas as idades é bom manter um ritmo de exercícios, uma caminhada, pedalar no parque ou mesmo ir à academia. Esse tempo que você passa praticando exercícios físicos aumenta o poder do metabolismo e com isso muitas doenças nem aparecerão como por exemplo, as doenças cardiovasculares.

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Gravidez tardia
Hoje com o acumulo das tarefas, é o trabalho, é a casa, é a família. Cada vez mais vemos mulheres engravidando mais tarde. A gravidez depois dos 40 requer cuidados mais aprimorados, alimentação saudável, exercícios, consultas com o médico mais vezes.

Exames

É bom manter uma rotina de checkup. Ir ao clinico geral, ginecologista, proctologista, urologista, cardiologista, entre outras especialidades. É necessário essa rotina, pois aos quarenta o corpo começa a ficar mais debilitado, podendo relaxar e com isso doenças podem vir.

Ter 40 anos não é um bicho de sete cabeças, é uma idade maravilhosa em que a mulher mais madura sabe o que quer e faz as coisas acontecerem. Os homens com 40 estão se cuidando mais, estão procurando formas de melhorar sua vida. Por isso você que está na fase dos ‘enta’ aproveite cada momento. E tenha uma vida mais saudável.

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