Como ter uma gravidez saudável? Siga essas dicas

Para não ter problemas durante a gestação, e preciso planejar direitinho a gravidez . Pensar em ter um filho não envolve apenas o momento em que se deseja ser m?e, ja que muitos imprevistos podem acontecer no caminho.  Então, para garantir a saúde da gestante e do bebe, comece a fazer um acompanhamento medico pelo menos três meses antes de engravidar. Confira alguns cuidados essenciais que as futuras mamães devem tomar:

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Vacinas

Ir ao ginecologista uma vez por ano e fazer o exame Papanicolau e um cuidado que grande parte das mulheres observa. Mas tomar vacinas (principalmente contra rubéola e hepatite B) muito antes da gravidez e uma dica para evitar complicações durante a gestação

Exames

O acompanhamento pre-natal e indispensável para evitar complicações com a mulher e o bebe. De acordo com Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, a probabilidade de uma criança nascer prematura sem o acompanhamento pre-natal e de 40% contra 5% quando as consultas s?o feitas. Ha outros exames de rotina importantes que devem ser feitos a cada trimestre de gestação, como: ultrassom, analise de sangue e curva glicêmica, observa o medico.

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Quilinhos a mais

Elas nunca devem desencanar da balança. Mesmo antes de engravidar, e bom ter um peso adequado para n?o gerar complicações pó-parto. As mulheres com excesso de gordura corporal devem ser encorajadas a emagrecer e as abaixo do peso também precisam aumentar sua massa seguindo uma dieta saudável e consciente, aconselha Zlotnik.

Claro que a barriguinha vai crescendo e os ponteiros da balança avançando, mas fique atenta: o ideal e engordar de 9 a 15 kg , em media, durante toda a gravidez. Depois que o bebe nasce fica mais difícil perder os quilos extras e a mãe também pode correr riscos de desenvolver problemas como o aumento da pressão sanguínea e sofrer de infecção pós-parto, alerta o medico.

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Alimentação e suplementos alimentares

N?o existem restrições alimentares para gestantes. Mas elas devem consumir mais proteínas, ferro e cálcio do que gordura, como em toda dieta balanceada. O acido fólico (vitamina B9) também e indispensável, mesmo antes da gestação. Se a gestante já estiver consumindo meses antes de engravidar, diminuira as chances de o feto ter problemas neurológicos , afirma o obstetra.

 

Já os suplementos vitamínicos adotado por muitas gravidas não são  tão essenciais, segundo o Dr. Zlotnik: Quem tem uma dieta balanceada , dificilmente precisa deles. O ferro, o calcio e o acido fólico são as substancias que mais fazem falta para as gravidas, mas geralmente ja estão presentes em alimentos como: verdura verde escura, cereais, leguminosas, ovo, carne vermelha, figado e derivados do leite, diz ele. N?o faltando os nutrientes essenciais , a gestação com certeza sera mais tranquila. Mas nunca deixe de se informar melhor com um medico, adverte.

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Atividade física

Quem ja pratica algum tipo de atividade física, não deve parar por conta da gravidez. A n?o ser, e claro, que se trate de alguma atividade de impacto ou de competição. Os esportes aquáticos geralmente são mais recomendados, assim como a ioga. Além de ajudar a circulação sanguínea e a respiração, esses exercícios fazem bem para o estado emocional .

Cigarro, álcool e cafeina

Cigarro, nem pensar! Já o álcool e uma questão controversa , mas quanto mais for evitado, melhor. Embora um cálice de vinho ou dois chopes ocasionais não sejam considerados um abuso, n?o existe uma quantidade considerada segura. E bom pegar leve também com o cafe (no máximo, duas xícaras por dia), pois o excesso pode interferir no crescimento do feto e aumentar a possibilidade de aborto.

Amamentação

Mesmo depois do parto , as m?es ainda precisam manter alguns cuidados, ja que tudo o que elas consomem passa para o bebe durante a amamentação . Tome bastante água, cuide da alimentação e lembre-se: E Ideal que a criança receba amamentação exclusiva ate pelo menos o sexto mês de vida, aconselha o medico.

 

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