Sinais de que você pode estar com diabetes

Na maioria dos casos, a doença surge sem sintomas, mas sinais como sede excessiva e má cicatrização servem de alerta

Estima-se que no mundo 382 milhões sofram de diabetes. Se todos os pacientes com a doença formassem um país, ele teria uma população com quase o dobro da que tem o Brasil, a quinta nação mais populosa do mundo. Considerada epidemia mundial, a enfermidade está relacionada ao envelhecimento da população, ao sedentarismo, a dietas pouco saudáveis e ao aumento da obesidade.

Se continuar nesta toada, a tendência é que mais pessoas tenham diabetes. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o número deve chegar a 592 milhões em 2035. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam cerca de 11 milhões de portadores de diabetes – sendo que 3,5 milhões ainda não sabem que têm a doença.

1. Visão turva

Os olhos podem ser muito afetados pela diabetes. Alguns diabéticos podem até ter problemas de visão. Entre os sintomas da diabetes estão a visão turva ou desfocada. Os problemas oculares surgem, principalmente, por causa dos altos níveis de glicose no sangue. Por causa da diabetes, também o nervo óptico pode ficar danificado.

2. Perda de peso repentina

As repentinas mudanças de peso estão entre os sintomas da diabetes. O fenômeno da perda de peso repentina diz respeito especialmente a pacientes que sofrem da diabetes tipo 1. A necessidade frequente de urinar e incapacidade de o organismo absorver os açúcares podem levar à perda de peso significativa em um curto espaço de tempo.

3. Fome excessiva

Estar sempre com fome sem nenhuma razão não é um bom sinal. Nesse caso, a fome contínua pode ser um sintoma da diabetes. A diabetes impede o organismo de converter o açúcar em energia, então, ele busca frequentemente alimentos para recarregá-la.

4. Infecções

A diabetes coloca nosso corpo em sérias dificuldades no que diz respeito à cura de infecções. Isso se deve à grande quantidade de açúcar que circula no nosso corpo, que não reage rapidamente aos distúrbios, como recuperação de infecções na bexiga.

5. Formigamento

Dormência e formigamento são condições que podem indicar um nível de danos aos nervos ou vasos sanguíneo. Entre os sintomas reconhecíveis estão a sensação de formigamento nas mãos ou nos pés.

EXAME DE SANGUE E URINA COM DESCONTO DE 50% . FAÇA SEU CARTÃO FIDELIDADE GRATUITO AQUI

6. Confusão

Por causa da doença, pode-se sentir um verdadeiro estado de confusão mental e falta de concentração e controle da atenção. É um sinal que não deve ser subestimado.

7. Disfunção erétil

A disfunção erétil, também conhecida como impotência, está listada como um sintoma comum entre as pessoas que sofrem de diabetes.

 

8. Fadiga

Exaustão, cansaço e fadiga estão entre os primeiros sinais mais comuns de diabetes. Se a insulina não funciona como deveria, ou se não é de todo presente, a glicose não irá atingir as células do corpo, impedindo-as de receber o alimento e a energia necessária para o seu funcionamento.

9. Irritabilidade

Pacientes com diabetes tipo 2 podem sofrer de irritabilidade. Podem ocorrer alterações de humor e alterações comportamentais. Se a irritabilidade aparecer de repente e você tende a reagir mal, mesmo sem ter recebido uma provocação, você deve considerá-la como um sinal de diabetes.

10. Sede com frequência

O aparecimento de uma sensação frequente de sede está ligado aos sintomas anteriores e é um dos possíveis sintomas de diabete. Pode ser uma reação do corpo frente à falta de energia e aos níveis elevados de glicose no sangue.

A presença de um único sintoma geralmente não indica diabetes, mas, em caso de dúvida, é aconselhável submeter-se a testes específicos.

Anúncios