Os riscos de estar acima do peso para a sua saúde

Caso você esteja acima do peso, terá mais probabilidade de desenvolver alguns problemas de saúde, e se estiver obeso pelo índice de massa corporal (IMC), pode estar sob o risco de: 

  • Diabetes tipo 2; Doenças cardíacas e infarto; Câncer; Apnéia do sono; Osteoartrite; Doença na vesícula bilear; Doença do fígado gorduroso.

Você já pode melhorar sua saúde ao perder somente de 4 a 9 kg.

Diabetes tipo 2 costuma ser denominada para a diabetes que ataca adultos ou para diabetes na qual não há dependência de insulina. Esse tipo de diabetes é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal. Alto nível de açúcar no sangue é a principal causa de morte prematura, doenças cardíacas, doenças nos rins, infarto e cegueira.

Como a diabetes tipo 2 está relacionada ao sobrepeso?

Mais de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 está acima do peso. Não se sabe exatamente por que indivíduos acima do peso tem maiores chances de sofrer desta enfermidade. Pode ser que estar acima do peso cause mudanças nas células, as tornando menos eficiente ao utilizar o açúcar do sangue. Isso então colocaria sobrecarga nas células que produzem insulina (um hormônio que transporta açúcar do sangue para as células) o que as faria gradualmente falhar.

O que a perda de peso faz?

Você pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 ao perder peso e aumentar a quantidade de atividade física. Se você tem diabetes tipo 2, perder peso e ficar praticar mais exercícios físicos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Perder peso e exercitar-se mais pode também permitir que reduza a quantidade de medicação para diabetes que você toma.

EXAME DE SANGUE, URINA E FEZES COM ATÉ 50% DE DESCONTO. FAÇA SEU CARTÃO FIDELIDADE GRÁTIS AQUI

Doença cardíaca e infarto

O que é?

Doença cardíaca significa que o coração e circulação (fluxo sangüíneo) não estão funcionando normalmente. Caso você tenha doença cardíaca, pode sofrer de ataque cardíaco, falência congestiva do coração, morte súbita cardíaca, angina (dor no peito), e ritmo cardíaco anormal. Durante um infarto, sangue e oxigênio não fluem normalmente para o cérebro, podendo causar paralisia ou morte. Doenças cardíacas são a principal causa de morte nos EUA, e o infarto é a terceira principal causa.

Como doença cardíaca e infarto estão relacionados ao sobrepeso?

Pessoas que estão acima do peso tem mais chances de sofrerem de pressão sangüínea alta, altos níveis de triglicerídeos (gordura no sangue) e colesterol LDL (uma substância semelhante à gordura geralmente chamada de “mau colesterol”), e baixos níveis de colesterol HDL (o “bom colesterol”). Todos esses são fatores de risco para doenças cardíacas e infarto. Além disso, pessoas com mais gordura corporal têm maiores níveis no sangue de substâncias que causam inflamação. As inflamações nos vasos sangüíneos e pelo corpo podem elevar o risco de doença cardíaca.

O que a perda de peso faz?

Perder de 5 a 15% do seu peso pode diminuir suas chances de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um infarto. Caso você pese 90 kg, significa perder tão pouco quanto 4,5 kg. A perda de peso pode melhorar sua pressão sangüínea; níveis de triglicerídeos e colesterol; melhorar a forma como seu coração trabalha e seu sangue flui; e diminuir as inflamações pelo organis

O que a perda de peso faz?

Perder de 5 a 15% do seu peso pode diminuir suas chances de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um infarto. Caso você pese 90 kg, significa perder tão pouco quanto 4,5 kg. A perda de peso pode melhorar sua pressão sangüínea; níveis de triglicerídeos e colesterol; melhorar a forma como seu coração trabalha e seu sangue flui; e diminuir as inflamações pelo organismo.

Câncer

O que é?

Câncer ocorre quando células em uma parte do organismo, como o cólon, aumentam anormalmente, ou fora de controle, e possivelmente espalham-se para outras partes do corpo, como o fígado. Câncer é a segunda principal causa de mortes nos EUA.

Como o câncer está relacionado ao sobrepeso?

Estar acima do peso pode aumentar o risco de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo cânceres no cólon, rim e esôfago. O sobrepeso também está relacionado com câncer uterino e câncer pós-menopausa nos seios em mulheres. Ganhar peso durante a vida adulta aumenta o risco de vários desses cânceres. Estar acima do peso também pode aumentar o risco de morrer por causa de algum câncer. Ainda não sabe-se exatamente como estar acima do peso aumenta o risco de câncer. Pode ser que as células de gordura fabriquem hormônios que afetam o crescimento celular e ocasionam câncer. Além disso, hábitos de alimentação e atividade física que levam ao sobrepeso podem também contribuir para o risco de câncer.

O que a perda de peso faz?

Evitar o ganho de peso pode prevenir a elevação do risco de câncer. Perda de peso, e hábitos de alimentação saudável e de atividade física podem diminuir o risco de câncer.

Anúncios