Colesterol Bom e Ruim. Qual a diferença?

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o seu bom funcionamento. Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o bom – HDL e o colesterol ruim – LDL. A diferença consiste entre eles consiste em:

  • Colesterol bom (HDL) tem a função de retirar o colesterol mau do corpo e levá-lo para o fígado. Ao chegar no fígado, ele será metabolizado e eliminado do organismo.
  • Colesterol ruim (LDL) é perigoso, pois leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame, por exemplo.

O colesterol ruim é conhecido por LDL, que significa Low Density Lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade, e o colesterol bom é conhecido por HDL, que significa High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade.

Valores de referência do colesterol

Os valores de referência do colesterol bom e ruim são:

  • Colesterol bom (HDL): >60 mg/dl
  • Colesterol ruim (LDL): < 130 mg/dl; sendo abaixo de 100 mg/dl em pacientes com alto risco para doença coronariana.

Pode-se avaliar os níveis de colesterol através de um exame de sangue, solicitado pelo médico.

Para manter os níveis de colesterol adequados é importante uma alimentação saudável, pobre em gorduras e em açúcar, e evitar a vida sedentária, praticando exercícios físicos de forma regular. em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para baixar o colesterol.

EXAMES DE SANGUE E URINA COM ATÉ 50% DE DESCONTO. FAÇA SEU CARTÃO FIDELIDADE GRÁTIS AQUI

Vejam Quais São As Diferenças Do Colesterol Bom E Ruim

colesterol bomHDL, é o que todos nós queremos ver um número maior para quando exames de sangue são feitas. HDL ajuda a remover o colesterol ruim do nosso sangue. O colesterol bom desempenharão essencialmente cerca de um quarto de volta o colesterol ruim para o fígado onde ele é, então, removido do corpo. Quando há um número saudável ou superior do HDL, o  colesterol bom no sangue, o corpo tem uma melhor chance de não ter um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou acúmulo de placa bacteriana no sangue. Quando os de HDL, bom colesterol números são muito baixos, há uma maior probabilidade de doenças cardíacas acontecendo.

FONTE seborreiacapilar.com.br

 

Anúncios