CUIDE – SE BEM… O assunto é: A importância do Check-up


A importância do exame laboratorial vem crescendo através dos anos, além de estabelecer ou até mesmo por muitas vezes determinar o caminho que o clínico deve seguir os exames laboratoriais além de colaborar com o diagnóstico, também tem um papel muito importante dentro da medicina preventiva, concordamos que a clínica é, e sempre será soberana, mas os exames laboratoriais quando bem realizados tem colaborado bastante em várias patologias.

Dentro da cultura do Brasileiro, acontece um fato muito interessante, por muitas vezes, escuto pacientes, amigos e familiares me falarem que necessitam fazer um check-up, fazer vários exames, pra ver se descobre alguma alteração, e por muitas vezes notamos que as pessoas mudam de hábitos dias antes de realizar este check-up, por exemplo, você está acostumado a comer 6 a 8 ovos por dia, uma semana antes de realizar seus exames laboratoriais, inclusive dosagem de colesterol, você, suspende a ingestão de ovos de seu cardápio, realiza o exame, e logicamente obterá um resultado falso positivo, ou melhor, um resultado que não traduz a realidade, pois depois de realizar seus exames, seu habito de ingestão de ovos continuará.

Temos que ter a consciência que os exames laboratoriais, interpretam o que esta acontecendo com você, naquele momento, por isso tem uma curta validade, não adianta, por exemplo, levar no seu médico, exames que realizou dois meses atrás. E o mais interessante ainda é estabelecermos uma data para realizar um check-up que seja pelo menos anual, é muito fácil, avaliar as condições que você se encontra, realizando exames básicos anualmente, por exemplo, estabeleça o seguinte: vou fazer um check-up laboratorial e medico sempre no mês que faço aniversário, sem mudar hábitos rotineiros, para melhor avaliação do clínico.

A principio você poderá requisitar ao seu médico que solicite alguns exames para avaliação de sua saúde, como por exemplo:

HEMOGRAMA: exame útil na avaliação e pesquisa de anemias, inflamações, leucemias, infecções viróticas e bacterianas. È realizado dentro do hemograma os exames de eritrograma (avaliação e contagem de glóbulos vermelhos) e o leucograma (avaliação e contagem de glóbulos brancos), além da avaliação plaquetária.

PROTOPARASITOLOGICO DE FEZES: exame utilizado para o diagnóstico de parasitoses intestinais, com pesquisa direta de protozoários ou ovos de helmintos.

– URINA TIPO I: exame muito utilizado para a verificação de infecções urinárias, o exame é dividido em três aspectos, avaliações físicas, químicas e microscópicas da urina. Importante colher a primeira urina do dia para a realização deste exame.

GLICEMIA: teste útil no diagnóstico de hipoglicemias e hiperglicemias, importante fazer um jejum de 12 horas pelo menos antes de realizar este exame.

COLESTEROL: exame realizado para avaliação de risco de doença coronariana, onde níveis elevados de colesterol estão associados a processos ateroscleróticos.

Realizando estes cinco exames básicos, o clínico já consegue de uma maneira geral fazer uma pequena avaliação do estado do paciente, logicamente que existem exames específicos para determinada patologia e ficam a critério do clínico solicitar ou não estes exames, mas de uma maneira geral, também é aconselhável para o homem após os 50 anos realizar anualmente uma dosagem de PSA, Antígeno Prostático Especifico e para a mulher, também é muito importante realizar o exame de citologia oncótica, conhecido também como Papanicolaou. No aparecimento de algum sintoma que persista não siga conselhos de amigos e parentes, procure seu médico, pois ninguém melhor do que ele para avaliar seu estado de saúde, solicitar os exames necessários e prescrever os medicamentos que mais indicados para você. Cuide-se Bem !!!

Dr. CARLOS EDUARDO PIRES DE CAMPOS

 

Anúncios

One thought on “CUIDE – SE BEM… O assunto é: A importância do Check-up

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s