Diabetes

A diabete é uma doença caracterizada pela incapacidade do organismo em utilizar a glicose, que é a substância que se encontra em excesso no sangue nos diabéticos.

Alguns alimentos podem se transformar em glicose, como por exemplo: as frutas, o mel, os alimentos que contém amido (batata-doce, pães, legumes e cereais) e o açúcar comum. O organismo obtém da glicose a energia necessária para o trabalho muscular, para certificar o funcionamento de todos os órgãos e manter a temperatura corporal. A insulina é o hormônio segregado pelo pâncreas, e responsável por manter normal o nível de glicose no sangue, assim sendo, a falta de insulina e sua diminuição determinam o surgimento da diabete.

A diabete afeta quase 3% da população brasileira, e quase 1% não sabem que tem a doença, é mais freqüente nas mulheres e a probabilidade de contraí-la aumenta com a idade. A sua primeira manifestação costuma ser uma comichão genital, devido ao excesso de glicose no sangue eliminado pela urina, facilitando o surgimento de infecções. Observamos também um aumento na emissão de urina e aumento na sede, pois a glicose quando é eliminada necessita de grande quantidade de água. Observamos também uma pequena alteração na cicatrização de feridas. A doença pode se manifestar em qualquer A doença pode se manifestar em qualquer idade, quando se manifesta antes dos 25 anos é classificada como diabetes infanto-juvenil, nestes casos em sua maioria, a falta de insulina é total.

Quando surge no adulto ela aparece repentinamente, mesmo que se produza uma pequena quantidade de insulina, não é suficiente para metabolizar toda a glicose. Descendentes de diabéticos, obesos, mulheres que tiveram filhos com peso superior a 4,5 kg, usuários de contraceptivos e cortisona são pessoas que tem mais propensão em desenvolver a diabetes.

É muito importante fazermos o exame de glicose pelo menos duas vezes ao ano, é necessário para realizar este exame fazer um jejum de pelo menos 12 horas, onde a sua faixa de normalidade se encontra de 70 a 110 mg/dl. A diabete afeta os vasos sanguíneos, produzindo alterações nas artérias da retina que podem levar a cegueira, aumenta também a probabilidade dos diabéticos sofrerem infarto do miocárdio, trombose cerebral e dificuldade na circulação sanguínea nas extremidades inferiores, aumentando a probabilidade de gangrena nos pés, aumentando também a insuficiência renal, em casos mais graves podem levar o individuo diabético ao estado de coma.

Quanto ao tratamento da diabete, depende muito da idade do individuo, mas de modo geral, têm que ser alcançados alguns objetivos como, por exemplo, que o individuo não perca muito peso (exceto obesos). O tratamento também esta baseado na dieta correta, rica em proteínas e pobre em gorduras e açucares, alguns alimentos podem ser ingeridos moderadamente seguindo as prescrições médicas. Pode se fazer o uso também dos medicamentos antidiabéticos que são destinados a estimular a liberação de insulina, dependendo do caso e da taxa de glicose no sangue, pode ser administrado via oral ou injetável.

Seguindo sempre a orientação de um médico o diabético pode levar uma vida normal, controlar seu peso regularmente, realizar exercícios moderados, cuidar dos pés evitando calçados apertados, suprimir o álcool, reduzir o tabaco, dormir pelo menos 8h diárias e evitar aborrecimentos e preocupações excessivas. No aparecimento de furúnculos, frieiras nos pés, dor nos calcanhares, diminuição ou turvamento da visão, excesso de sede e aumento na micção é indispensável procurar o auxilio de um médico, de preferência endocrinologista.

Dr. CARLOS EDUARDO PIRES DE CAMPOS

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s